Marca piauiense registra 'mermã' como uso exclusivo e gera polêmica

O caso foi compartilhado nas redes sociais.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma empresária piauiense está causando polêmica nas redes sociais após registrar a expressão ‘mermã’ como uso exclusivo da sua marca de bijuterias. Nesta quarta-feira (04/07), uma postagem no Instagram da loja com uma nota de esclarecimento, destacou que o termo teve seu registro de marca aprovado junto ao INPI. O problema é que muitos usuários não aprovaram a decisão.

De acordo com a publicação, o desejo de registrar a marca ‘mermã’ surgiu logo no princípio, uma vez que houve uma massificação de lojas online no ramo de bijuterias utilizando essa expressão. Nesse contexto, buscou-se a assessoria de escritório especializado em proteção de Marcas e Patentes para iniciar o processo de registro da marca que durou pouco mais de dois anos, com deferimento definitivo em meados de junho de 2018.

Segundo o setor jurídico da empresa, em entrevista ao meionorte.com, tudo não passou de um erro de interpretação.

Nas redes sociais, vários comentários foram registrados sobre o caso: “Nam mermã. Não foi tu que inventou essa expressão não. Me poupe e se poupe”, escreveu uma usuária. “O que me deixou revoltada é eles colocarem que após o surgimento da loja, a expressão mermã foi valorizada e elevada”, disse outra. “Mesmo numa tentativa de justificativa e retratação, o público continua criticando a marca”, afirmou outro.

Já alguns seguidores da marca aprovaram a iniciativa. “O nome não foi patenteado, foi apenas registrado, nada foi proibido. A equipe está de parabéns por proteger sua origem e levar a marca para fora do país”, disse.

Confira na íntegra a nota de esclarecimento da empresa:

Em respeito aos nossos clientes, consumidores, parceiros e amigos , a "Mermã , que Lindo!" vem a público informar o que segue : A marca "Mermã " foi registrada junto ao INPI - processos números : 911732918; 911733019;911733045; 911595880.). O desejo de registrar a marca "Mermã " surgiu logo no princípio , uma vez que houve uma massificação de lojas online no ramo de bijuterias utilizando essa expressão.

Nesse contexto, buscou-se assessoria de escritório especializado em proteção de Marcas e Patentes- Companhia das Marcas- para iniciar o processo de registro da marca.

O processo durou pouco mais de 02 (dois) anos, com deferimento definitivo em meados de junho de 2018.

Foi com grande alegria que dividimos essa vitória com nossas amadas clientes e seguidoras em nossa rede social . Ao passo que a informação também teve por escopo o alerta às empresas online que utilizam essa expressão. Inclusive , notificamos extrajudicialmente uma empresa que estava em vias de ser inaugurada com a expressão " Mermã ". A divulgação da notícia foi comemorado por muitas das nossas clientes e seguidoras ! Porém, tiveram outros internautas que , acredita-se, por erro de interpretação, discordaram do registro da Marca. Ao que tudo indica, acreditavam que não poderiam mais utilizar essa expressão de maneira alguma. Ocorre que essa proteção é algo meramente empresarial . Em nada prejudicará o uso cultural dessa expressão .

Em verdade, o nome MERMÃ , com o surgimento da loja, teve seu aspecto cultural elevado e valorizado! Os nordestinos , mais especificamente Piauienses e Maranhenses, passaram a utiliza- lá com verdadeira propriedade e de maneira orgulhosa. Enfim , foi dado relevo a essa expressão que é tão NOSSA e continuará sendo !

04/07/2018

Atenciosamente ,

Diretoria Jurídica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES