mais

Márcia Regina incentiva e inspira o protagonismo juvenil na escola

Professora transforma o clima da sala de aula no Projeto Vida

“Gosto de ensinar, pois aprendo a cada dia com meus alunos e sinto prazer quando sei que estou ajudando de alguma forma”. Com esse sentimento de amor pelo que faz, a professora Márcia Regina Rosa Veloso se dedica à educação na rede estadual há mais de 20 anos.

Com formação em Letras Português, Márcia é especialista em Psicopedagogia e Socioterapia Ramain-Thiers, e além de ministrar aulas de Linguagens, ela trabalha as questões socioemocionais com os alunos, durante as atividades da disciplina Projeto de Vida, matéria que entrou recentemente no novo currículo como área de conhecimento prevista no Novo Ensino Médio.

Projeto Vida ajuda o aluno inspirando seu protagonismo (Foto: Reprodução)Projeto Vida ajuda o aluno inspirando seu protagonismo (Foto: Reprodução)

Projeto de Vida é uma disciplina que trabalha com o aluno mostrando as suas potencialidades, inspirando o seu protagonismo e elencando questionamentos sobre a sua identidade (Quem é você? Como você está inserido na família? Na sociedade? O que deseja? Onde precisa melhorar?)

Para ministrar essa disciplina é necessário que o professor tenha uma visão mais empática, saiba ouvir os jovens e tenha bom relacionamento com eles.

“A educação não é somente passar conteúdos. Ela é aprendizagem constante. Nossos estudantes têm potencial e nós, educadores, temos que estimular o uso desse potencial, criatividade e conhecimento. A nossa aula é praticamente dialogada. Já ouvi relatos de convivência com a família e amizades melhorarem devido às conversas e reflexões feitas em sala”, explica a professora.

As práticas realizadas pela professora no Centro Estadual de Tempo Integral Moaci Madeira Campos, escola localizada na zona sul de Teresina, colaborou significativamente para a melhoria do clima escolar. “Fiz uma atividade para minimizar os problemas de relacionamento entre eles e o resultado foi surpreendente: houve mais compreensão e atitude de ajudar uns aos outros. Isso é muito gratificante”, concluiu.

Ana Beatriz tem 16 anos e é estudante da 3ª série do Ensino Médio no Centro Estadual de Tempo Integral Moaci Madeira Campo, em Teresina. A jovem, que é aluna da professora Márcia, relata sua experiência com as aulas do Projeto de Vida. “Elas ajudaram muito na descoberta de nossa identidade e como melhorar o nosso relacionamento com o próximo. Aprendemos muito sobre como expor nossos sentimentos e isso colaborou bastante com a melhoria das nossas relações com os colegas, com a família e com a gente mesmo”, explicou a jovem.

As práticas escolares propostas pelo Novo Ensino Médio vêm permitindo maior interação entre aluno e professor, além de novas possibilidades de aprendizado, não só dos conteúdos escolares, mas sobretudo conhecimento para a vida.

“Além de garantir mais conhecimento, o Novo Ensino Médio pretende estimular o protagonismo juvenil, com formações completas, capacitação dos jovens para inserção no mundo do trabalho e, consequentemente, nova visão de futuro e consciência de seus papéis na sociedade. As aulas relacionadas ao Projeto de Vida e a forma como é realizada aqui na escola, fazem toda a diferença na vida desses jovens”, concluiu Verbena Roque, coordenadora da escola.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail