Março será o mês que registrará mais chuvas no Piauí, aponta Semar

“Mesmo que chova abaixo da média, ainda será um mês chuvoso”, diz Sônia Feitosa, meteorologista.

tyi | tyi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR), divulgou nesta segunda-feira, 01 de março, um boletim climático referente aos próximos três meses no estado. Os dados destacam que o acumulado de chuva do trimestre corresponde, historicamente, a mais de 50% da precipitação média anual para o norte da Região Nordeste. 

O documento aborda a análise das condições oceânicas e atmosféricas observadas em janeiro e fevereiro de 2021 e o resultado dos modelos de previsão sazonal de precipitação para o trimestre, que indicam uma maior probabilidade dos totais pluviométricos ocorrerem entre valores normais a acima da faixa normal climatológica no extremo norte do Piauí. 

Março será o mês que terá mais chuvas no Piauí, diz boletim da Semar (Foto: Meio Norte)

No trimestre analisado, historicamente as chuvas são mais volumosas nas regiões centro-norte e norte, sendo março o mês mais chuvoso, ao tempo em que a partir de março partem para o declínio, no sul do estado. “Mesmo que chova abaixo da média, a previsão aponta que vai ser de normal a abaixo. Mesmo que seja assim, ainda será um mês chuvoso. Na região Centro Norte e Norte será dentro da normalidade. No Sul do estado é que estará abaixo”, diz Sônia Feitosa, meteorologista da Semar.  Em se tratando de temperatura, de modo geral, a previsão indica que as temperaturas vão variar de normal a acima do normal para o Piauí.

Foto: Divulgação/Semar

 A análise das condições observadas em janeiro até 20 de fevereiro de 2021 e o resultado dos modelos de previsão climática de precipitação para março, abril e maio, indicam para o estado do Piauí, a previsão de precipitações sazonais ocorrerem, conforme categorias a seguir:

Norte – Maior probabilidade de ocorrerem chuvas com valores acumulados dentro da faixa normal climatológica1 (dentro da média histórica). 

Centro-norte – Maior probabilidade de ocorrerem chuvas com valores acumulados de normal a abaixo da faixa normal climatológica¹ (abaixo da média histórica). 

Sudeste/Sudoeste – Maior probabilidade de ocorrerem chuvas com valores acumulados de normal a abaixo da faixa normal climatológica¹ (abaixo da média histórica). 

O boletim traz ainda as perspectivas das chuvas no estado referente aos meses passados. Nesse quesito, os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021 apresentaram acumulados de chuva abaixo da média histórica em todas as regiões ambientais do Piauí. 

Foto: Divulgação/ Semar



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES