Marco Zero, em Macapá (AP), registra início da primavera nesta terça

Monumento turístico foi construído para observar o fenômeno conhecido como Equinócio que acontece duas vezes no ano

Marco Zero, em Macapá, simboliza a linha imaginária do Equador que corta a capital amapaense | Márcia do Carmo/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Marco Zero, em Macapá, simboliza a linha imaginária do Equador que corta a capital amapaense. Crédito: Márcia do Carmo/MTur

A estação mais colorida do ano, a primavera, começa nesta terça-feira (22.09), às 10h31. Sim, ela tem dia e hora precisa para começar, e é neste horário que um evento da natureza pouco frequente acontece no Marco Zero, um dos pontos turísticos mais famosos da capital do meio do mundo, Macapá (AP).

O cartão postal da cidade foi construído para observação do Equinócio, quando, duas vezes no ano, o sol alinha-se perfeitamente no círculo do monumento e projeta um raio de luz representando a linha imaginária do Equador. A palavra significa “noite igual”, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração.

Macapá é a única capital brasileira cortada pela linha que divide o globo em hemisférios norte e sul. No local, moradores e turistas se divertem dizendo estar em dois lugares ao mesmo tempo e no estádio de futebol da cidade, o “Zerão”, as equipes jogam em lados opostos do planeta.

Para celebrar este fenômeno inabitual, astrônomos de diversas regiões do país farão uma transmissão ao vivo para explicar como funciona o Equinócio de Primavera, os movimentos da Terra, as constelações e outros assuntos sobre o universo. Promovida pela Associação Brasileira de Planetários (ABP), a live terá início às 10h e se estende até o horário exato em que ocorre a mudança de estação (10h31). (Assista no canal do Youtube da ABP)

PLANETÁRIOS – Segundo a Associação Brasileira de Planetários (ABP), o Brasil possui mais de 100 observatórios e é o país com o maior número deles no hemisfério sul e o segundo na América, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. (Por Vanessa Castro/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES