Margarete Coelho anuncia recursos para hospital ao lado do ministro

O projeto de reforma e ampliação do Heda foi elaborado pela Sesapi

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A governadora em exercício Margarete Coelho recebeu, nesta sexta-feira (08), em Parnaíba, o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Na portunidade, ele anunciou investimentos de R$ 30 milhões para a reforma e ampliação do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). Participaram da solenidade o prefeito de Parnaíba, Mão Santa; o prefeito de Luis Correia, Kim do Xaranguejo; deputada federal Iracema Portela; senador Ciro Nogueira; deputado federal Paes Landim, entre outras autoridades. 

O projeto de reforma e ampliação do Heda foi elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e apresentado ao Ministério da Saúde para ampliar a capacidade de assistência em média e alta complexidade da região, que engloba também o Território dos Cocais, além dos estados do Maranhã e Ceará.

"É uma solenidade muito importante para Parnaíba, e para a saúde do Piauí. As nossas palavras hoje são de gratidão para dizer da revolução que tem sido feito na saúde do estado. Com a reforma, vamos poder aumentar o número de cirurgias eletivas que é crescente, além disso, vamos desafogar Teresina. Teremos ainda um reforço na urgência e emergência, bem como ampliação de cirurgias especiliazadas", destacou Margarete.

Para a diretora do Heda, Adrizia Fontenelle, é de grande importância o recurso destinado para o hospital. “Um investimento que será utilizado para melhoria da qualidade de atendimento com o aperfeiçoamento da infraestrutura de todos os setores, desde à urgência à UTI. É, sem dúvidas, um passo muito importante”, declarou a gestora. 

Inauguração e equipamentos

Durante a visita do ministro, foi inaugurada a agência transfusional e novas salas do centro cirúrgico do hospital, com novos equipamentos garantidos com recursos transferidos pelo Ministério da Saúde. “A reforma das salas de cirurgia vai nos dar celeridade e melhor logística tanto para o atendimento da rede de urgência, quanto para emergência, bem como das cirurgias eletivas. Hoje temos salas totalmente equipadas e estruturadas para atender nossa crescente demanda”, afirmou o diretor da Agência Transfusional, Jurandir Martins. 

O hospital deve receber ainda dois aceleradores lineares para o combate ao câncer, que serão disponibilizados tanto para uma unidade hospitalar em Teresina, como em Parnaíba. O acelerador linear é um dispositivo utilizado dentro do serviço de radioterapia, que tem como função emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos oncológicos. 

"Estamos liberando 30 milhões para reforma e ampliação deste hospital, um pedido que não poderíamos deixar de atender. Vamos garantir ainda os recursos para as cirurgias de cataratas do estado, além do avanço do programa de expansão da radioterapia. Queremos avançar para que as pessoas tenham um tratamento oncológico mais próximo de sua casa, isso é humanizar o tratamento do câncer. Queremos servir e salvar vidas no Piauí", afirmou o ministro Ricardo Barros.

Os dois equipamentos para o combate ao câncer, aceleradores lineares, serão disponibilizados para duas Unacons, localizadas na rede credenciada em Parnaíba, e outro para o Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. "O tratamento do câncer foi uma luta do povo parnaibano que não se conformava mais com a distância do tratamento que geralmente eram feitos em Teresina. Devemos essa conquista aos nossos profissionais que acreditaram na necessidade que existia. Hoje mais de 100 pessoas já fazem tratamento na cidade, além de cirurgias oncológicas. Isso é maior comodidade e esperança de vida para os piauienses dessa região", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que deve apresentar ao ministro um projeto para zerar a fila de catarata em 2018.

Agenda

A agenda do ministro contempla ainda a capital, Teresina, com a participação na ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, que será realizada no Parque Lagoas do Norte. A programação segue no Lineu Araújo, onde deverá anunciar recursos para o Centro de Atenção à Saúde da Mulher, além de visitar a Central Municipal de Regulação.

Na Associação Piauienses dos Municípios (APPM), com a presença de gestores públicos da saúde, tanto do Estado como dos municípios, será anunciada a entrega de ambulâncias e ainda três carros fumacê para as Regionais de Saúde do Estado, localizadas em São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Piripiri.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES