Maria da Penha é a quinta homenageada da Série Mulheres Brasileiras

A Lei Maria da Penha teve o mérito de transferir para a esfera pública a questão da violência doméstica e familiar contra a mulher,

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os Correios lançaram na última terça-feira (12) a emissão especial “Mulheres Brasileiras que fizeram história: Maria da Penha”. O selo é o quinto da série que reconhece seis personalidades femininas do país que tiveram destaque em âmbito nacional e internacional. Maria da Penha participou do evento, que ocorreu na Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará, em Fortaleza.

A farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes é um ícone do movimento voltado à proteção das mulheres. Ela atuou fortemente durante 19 anos para que o seu ex-marido e agressor viesse a ser julgado e punido. Ante a impunidade, Maria da Penha protocolou uma denúncia na Comissão Interamericana dos Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos – OEA, que fez uma série de recomendações ao estado brasileiro, dentre elas que o agressor de Maria da Penha fosse preso imediatamente, fato que aconteceu em 2002.

Maria da Penha trabalhou incansavelmente para que o seu sofrimento se transformasse em exemplo de uma história que não deveria acontecer com nenhuma outra mulher, alcançando repercussão nacional e internacional. E sua experiência motivou a criação da Lei 11.340/2006, sancionada em 7 de agosto de 2006, que leva seu nome.

A Lei Maria da Penha teve o mérito de transferir para a esfera pública a questão da violência doméstica e familiar contra a mulher, até pouco tempo considerada um assunto de natureza privada.

A homenageada agradeceu aos Correios e destacou que, por meio do selo, muitas mulheres lembrarão que é possível viver uma vida sem violência. “Muito ainda precisa ser feito. Conto com o apoio e o engajamento de homens e mulheres de bem para que cumpram o seu papel de transformador social e unam forças nessa luta, que é de todos e todas nós, por um futuro sem violência para as nossas mulheres”, conclamou a cearense natural de Fortaleza. Participaram do lançamento o gerente de Atendimento dos Correios no Ceará, Estevam Tomaz, e a secretária da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos do Estado, Socorro França.

Selo – A imagem da peça é uma foto da homenageada que foi tirada em 2011, no estúdio do fotógrafo Cid Moreira. O elo desta emissão é o símbolo da mulher, que consta em todos os selos. A folha com borda na cor magenta é composta por 18 selos, tendo o título da emissão no canto superior esquerdo e, no canto superior direito, desenhos estilizados de borboletas e a marca do IMP – Instituto Maria da Penha. Foram usadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.

A emissão tem tiragem de 54 mil selos, no valor equivalente ao primeiro porte da carta comercial (hoje R$ 1,95) a unidade. As peças estarão disponíveis nas principais agências de todo o país e também na loja virtual dos Correios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES