Marinha da Indonésia busca submarino com 53 pessoas a bordo

Autoridades temem que submarino pode ter se partido em pedaços

O submarino KRI Nanggala 402 antes de seu desaparecimento na costa de Bali | Foto: INDONESIA MILITARY / AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Marinha da Indonésia iniciou na quarta-feira (21) a busca de um submarino com 53 pessoas a bordo que desapareceu em frente à costa de Bali. Militares correm contra o tempo, já que o suprimento de oxigênio do interior da cápsula pode acabar em 72 horas (até sábado, dia 24).

Na manhã desta quinta-feira (22), O ministro da Defesa australiano, Peter Dutton, declarou que as informações disponíveis provocam o temor de "uma terrível tragédia".

Na região onde se detectou o último sinal enviado pelo submersível foi detectada uma mancha de petróleo, anunciou esta noite o ministério da Defesa.

Foto: Handout/ INDONÉSIA MILITAR / AFP

"Por volta das 07H00 da manhã, o monitoramento realizado por um helicóptero descobriu um derramamento de petróleo na posição onde o submarino desapareceu", afirmou em um comunicado.

O submarino, denominado "KRI Nanggala 402", participaria de manobras que incluíam o lançamento de torpedos. A embarcação pediu autorização para submergir na madrugada desta quarta-feira, por volta das 03h locais (16H de Brasília).

"Após a transmissão da autorização, o submarino perdeu o contato e não pôde ser contatado", informou o ministério.

Ajuda a caminho

O submarino KRI Nanggala 402 antes de seu desaparecimento na costa de Bali Foto: INDONESIA MILITARY / AFP

Jacarta enviou navios de guerra para o local e pediu ajuda a Singapura, Austrália e Índia. A Marinha indonésia tem uma frota de cinco submarinos, construídos na Alemanha e na Coreia do Sul.

O "KRI Nanggala 402" foi lançado na Alemanha em 1978, segundo um site oficial, e posteriormente foi submetido a modificações para modernizá-lo. É um submarino de propulsão a diesel.

Com informações da AFP.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES