Máscaras de super-herois encorajam crianças contra o câncer

As máscaras são usadas na Associação Piauiense de Combate ao Câncer

Máscaras | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O uso de máscaras termoplásticas estilizadas com rostos de super-heróis tem facilitado o tratamento de crianças com câncer na Associação Piauiense de Combate ao Câncer, em Teresina. Elas são usadas nas radioterapias de pacientes com câncer na região da cabeça e do pescoço, da nasofaringe e do sistema nervoso central. 

O uso de máscaras é necessário para que o paciente fique imobilizado e o tratamento seja feito sempre no mesmo local. No entanto, o procedimento costuma assustar as crianças, que precisam ser sedadas para que fiquem paradas diante do aparelho. Com as máscaras estilizadas, a realização do procedimento ficou mais fácil. No ano de 2017, um grupo de estagiários foi até o Rio de Janeiro para realizar um curso no Instituto Nacional de Câncer (INCA). Lá, os estudantes tiveram contato com a confecção de máscaras termoplásticas estilizadas que buscavam aliviar o estresse e medo que as crianças sentiam durante o tratamento do câncer.

José Alves Filho

Aline Fernandes, enfermeira coordenadora do setor de radioterapia da Associação disse que a ideia foi chegando aos poucos até que o hospital onde acontece o tratamento resolveu adotá-la, tendo em vista que a atitude poderia ajudar no desempenho do tratamento. Então, iniciaram as produções de máscaras inspiradas nos famosos super-heróis. “Quando iniciamos esse processo, vimos que houve uma mudança muito significativa na adesão, ressignificação da doença e do tratamento em si. Porque as crianças começaram a perceber a força que elas tinham e o poder que vinha dessa máscara de super-herói”, conta.

Assim que os pequenos chegam, informam o personagem em que desejam se transformar durante o procedimento. Emocionada, a enfermeira conta o caso de um paciente. “Ele disse que quando colocava a máscara, tinha certeza que ia ficar bom porque ele era o Homem de Ferro e ninguém conseguia contê-lo, pois nenhum câncer iria derrotá-lo”, disse. O procedimento que antes durava cerca de 40 minutos, devido à mobilização de anestesistas, preparo do material e a atenção redobrada diante da possibilidade de uma parada respiratória no momento da sedação, agora, com os super-heróis, dura cerca de 10 a 15 minutos e sem choro. 

Quem faz a arte e produz novas máscaras para os pacientes é profissional de radioterapia Kleiton Viera da Silva. Ele conta que sempre se interessou por desenhos e pinturas e resolveu utilizar o método que um outro profissional havia começado a implantar. “O objetivo é amenizar a toxicidade das crianças para que não utilize a sedação. O que nos motiva é ver a criança chegando e correndo para o aparelho e colocando a máscara sozinha. É muito bom”, afirma. 

Socorro Sousa é mãe de Rodrigo de seis anos de idade, que trata da leucemia desde os 2 anos. “Eu não tinha tanta confiança que ele ia fazer uma radioterapia sem precisar de uma sedação. Quando iniciou, ele tinha um pouco de medo, mas agora ele está mais confortável com o incentivo da máscara”, fala.  

A máscara de Rodrigo é do Incrível Hulk, um dos heróis mais fortes e resistentes dos desenhos. Agora, para Rodrigo é um troféu. Com a finalização da etapa da radioterapia, as crianças levam para casa um símbolo de enfrentamento contra a doença e da dedicação de profissionais que persistem nos variados meios para a melhoria dos pacientes. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES