Maternidade Dona Evangelina Rosa tem queda de óbitos neonatais

A redução foi de 24,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

maternidade | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) apresentou uma redução no número de óbitos neonatais nos primeiros seis meses de 2020. A queda foi de 24,5% em relação ao mesmo período do ano passado. A média ficou em 17 óbitos (a cada mil nascidos vivos) por mês, e já vinha apresentando redução desde 2016, quando foram registrados 30,25 óbitos. Essa desaceleração se manteve nos anos de 2017, 2018 e 2019.

“No que diz respeito à taxa de mortalidade infantil, que indica a relação entre o número de óbitos infantis e o número de nascidos vivos, caiu de 39 em 2019 para 38,2, por mil nascidos vivos em 2020, visto que o número de nascidos vivos também caiu. Contudo, os dados do primeiro semestre (janeiro a junho) de 2020 revelam uma queda de 24,5 % dos óbitos infantis em relação ao mesmo período de 2019, passando de 136 óbitos infantis em 2019 para 105 óbitos em 2020”, explica o diretor clínico da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Marcos Bittencourt.

Maternidade Evangelina Rosa (Divulgação)

A taxa de Mortalidade Infantil também apresentou uma redução de 21,4%. Em 2019, foram contabilizados 39,2 (ao mês). Já, este ano, os números ficaram 30,8, no período de janeiro a junho. A diminuição do número de mortes, após o nascimento, é uma das estratégias do Plano de Prevenção à Mortalidade Materna e na Infância, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que tem como meta reduzir os óbitos neonatais em 15%, até 2023.

“O objetivo é chegar 2023 com 21% a mortalidade materna, 15% a mortalidade infantil neonatal (crianças até 28 dias de vida) e 7,5% a mortalidade infantil de crianças até cinco anos de idade. E estamos logrando êxito com os números apresentados pela Maternidade Dona Evangelina Rosa, que conseguiu uma queda nos últimos três anos, e pretendemos nos próximos trabalhar para atingir nossa meta de 15%”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Essa diminuição também está atrelada ao processo de restruturação física que a maternidade vem passando, de qualificação dos profissionais de saúde, fortalecimento do pré-natal na Atenção Básica e à interiorização dos cuidados aos recém-nascidos, que são desenvolvidos nas cidades de Parnaíba, Floriano e Piripiri.

Maternidade Evangelina Rosa (Divugação)

“Várias ações que estão sendo trabalhadas pela Sesapi, desde cursos de capacitação para neonatal, foco na qualificação dos profissionais da saúde, como é o caso do projeto QualiNeo, em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz; o atendimento de qualidade que agora também são oferecidos em maternidades do interior, que foi fortalecido pelo Governo do Estado, o que também contribui para a melhoria do trabalho dentro da Maternidade Dona Evangelina Rosa”, pontua a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.

O Plano de Prevenção à Mortalidade Materna e na Infância da Sesapi pretende melhorar os indicadores que não só no Piauí como no Brasil estão muito acima do que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera aceitável. O intuito é chegar a 2023 com os números de mortalidade materna em 56,5 óbitos; infantil neonatal em 9,35 e a infantil (até 5 anos), de 16,04 casos ao mês.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES