Maternidade precisa de novas doadoras para Banco de Leite

Maternidade stá fazendo mobilização para conquistar novas doadoras

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como uma ação sistemática para não comprometer a quantidade suficiente de leite para cerca de 80 bebês prematuros, em leitos de internação neonatal, como na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal), Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (Ucinco) e na Unidade de Cuidados Intermediário Canguru (Ucinca), o Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) está promovendo uma mobilização para conquistar novas doadoras.

Apesar do trabalho permanente de captação de mães dispostas a doar, nas últimas semanas, o banco perdeu dez delas – o que é considerado uma baixa considerável - como parte de um processo natural, que ocorre quando o bebê chega aos quatro meses e a produção reduz a ponto de atender apenas a necessidade do seu bebê, ou ainda, quando a mãe retorna ao trabalho e o processo de doação fica mais difícil.

De acordo com a coordenadora do BLH, nutricionista Vanessa Paz, "mobilizar a população para reposição por conta da saída dessas mães e ainda conquistar novas doadoras é a prioridade. A mãe que está em boas condições de saúde, após a mamada do seu bebê, pode ordenhar qualquer volume, o que já é importante".

Ela lembra que a doadora não precisa se deslocar, já que o banco dispõe de um veículo que vai até a residência da doadora receber o leite coletado. A coordenadora esclarece que o estoque da maternidade tem permanecido reduzido neste mês, para cerca de uma semana, pois a coleta que idealmente seria de 8 litros diários, está entre 4 e 5 litros, um volume muito baixo. "É preciso haver uma sensibilização constante", pontua Vanessa.

Para doar, é necessário que a doadora tenha em mãos frasco de vidro, touca e máscara, proceder a higienização e paramentação: massagear as mamas 

A divulgação do Banco de Leite da Evangelina Rosa é permanente, inclusive nas redes sociais. O setor atua no Facebook e Instagram para divulgar a campanha e alcançar o maior número possível de doadoras, mesmo quando os estoques não estão abaixo da necessidade dos bebês. Além disso, a equipe trabalha internamente nas enfermarias, sensibilizando as mães que vêm à maternidade trazer os bebês para vacinas e testes para realizar doações.

A Evangelina Rosa oferece um serviço de disque doação 0800 280 2522, onde profissionais capacitados esclarecem dúvidas acerca da doação de leite humano e amamentação em geral. As interessadas em doar podem ligar para 0800 280 2522 ou (86) 3228 -2022 e receber as orientações de como proceder. Caso a doadora prefira, pode se dirigir diretamente ao Banco de Leite, onde há uma sala de ordenha com profissional para recebê-la e orientar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES