Maternidade realiza atividade no Dia da Cardiopatia Congênita

Diagnóstico e tratamento serão abordados no evento.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) abraça mais uma causa e promove nesta segunda-feira (12) o I Encontro de Conscientização da Cardiopatia Congênita. O evento é voltado aos colaboradores, que vão debater temas que abordam diagnóstico, assistência e tratamento à criança cardiopata. As atividades serão realizadas a partir das 10h, no auditório Ursulino Martins, que funciona na área administrativa da Maternidade. 

A implantação de mutirão para realizar cirurgias de cardiopatia congênita, anunciado na semana passada pelo secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, durante reunião com o Fórum da Primeira Infância, será um dos temas do Encontro. A explanação será feita pelo coordenador da Rede de Urgência e Emergência(RUE), o pediatra Telmo Mesquita.

As causas e sintomas da cardiopatia serão abordados pelo neonatologista Luiz Carlos, que atua na MDER.  Outro tema será o Teste do Coraçãozinho, exame instituído pelo Ministério da Saúde em junho de 2004, realizado na Evangelina Rosa, e que contribui para o diagnóstico precoce antes mesmo do nascimento do bebê.

O defensor público da saúde do Estado do Piauí, Rogério Newton, sobre papel do defensor público na assistência a crianças com a patologia. 

Cardiopatia Congênita

É uma mal formação estrutural ou funcional no coração que surge nas primeiras oito semanas de gestação - período característico de formação do coração do bebê – que altera o desenvolvimento embrionário cardíaco.

Diagnóstico precoce

É o fator principal para que a criança cardiopata possa receber o atendimento correto e no tempo necessário. Em casos de cardiopatias sem repercussão clínica (sem sintomas) o diagnóstico tardio tende a não comprometer o tratamento. Porém, em casos graves e/ou fatais, a descoberta ainda intraútero pode salvar a vida dos bebês, pois estes farão o tratamento logo após o nascimento. As principais formas de diagnóstico são: Ultrassom Morfológico; Ecocardiograma Fetal (ECG) e Teste do Coraçãozinho (Oximetria de Pulso).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES