mais

Maternidades de Teresina não registram óbito de gestantes em 5 meses

Nesse período foram realizados 2.824 partos, entre normais e cesarianos, nas quatro maternidades.

As maternidades da Prefeitura de Teresina não registraram nenhum óbito materno nos primeiros cinco meses deste ano. Nesse período foram realizados 2.824 partos, entre normais e cesarianos, nas quatro maternidades que disponibilizam 100 leitos obstétricos.

A diretora de Atenção Especializada da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Fátima Garcêz, destaca a qualidade do atendimento inicial com o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde e que prossegue nas maternidades no parto e pós-parto com prioridade na saúde e bem estar da mulher e do bebê. “Não tivemos mortalidade de gestantes em cinco meses e avaliamos que tem sido eficiente todo o atendimento por equipe multiprofissional durante toda a gravidez. É um atendimento que faz a diferença na prevenção e tratamento das doenças gestacionais e no momento do parto” avalia.

Para Alaíde Cristina Oliveira, 30 anos, o atendimento na Maternidade do bairro Buenos Aires teve todo o suporte dos profissionais. “É o meu terceiro filho e o segundo que tive com cirurgia cesariana, mas todo o atendimento foi muito bom na Maternidade do Buenos Aires e me sinto feliz com meu filho nos braços”, diz.

Maternidades de Teresina não registram óbito de gestantes em 5 meses  - Imagem 1

Estratégia Qualineo

Teresina faz uso da estratégia Qualineo criada em 2015 pelo Ministério da Saúde por meio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno para reduzir as taxas de mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção ao recém-nascido nas maternidades. A finalidade do Qualineo é trabalhar com as boas práticas do parto, nascimento e reduzir índices de mortalidade. 

Mércia Cassandra, chefe do Núcleo de Monitoramento da FMS, explica sobre essa estratégia e todo o trabalho dos profissionais das maternidades. “São muitas práticas que incluem a sala de parto adequada, o bebê ser amamentado na primeira hora do nascimento e os treinamentos de equipes para desenvolverem essas boas práticas no atendimento e na gestão”, diz.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail