Maternidades deverão ensinar primeiros socorros aos pais para salvar bebês

O treinamento inclui situações de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita

Maternidades deverão ensinar primeiros socorros aos pais para salvar bebês | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Sociedade Brasileira de Pediatria alerta que 15 bebês morrem por dia engasgadas no Brasil, sendo a asfixia a principal causa de morte de bebês, especialmente por regurgitamento do leite materno. A grande quantidade desse tipo de ocorrência motivou a sanção da Lei nº 7.589/21, de autoria do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), que obriga hospitais e maternidades a oferecerem orientações sobre primeiros socorros aos pais ou responsáveis.

O treinamento inclui situações de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita. O deputado Gessivaldo Isaías comemorou a sanção da lei, ressaltando que não trará nenhuma despesa a mais para o Estado, pois os hospitais e maternidades já contam com profissionais capazes de repassar as informações aos pais, que podem ser cruciais em uma emergência.

O treinamento inclui situações de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita - Foto: Divulgação/Alepi

O parlamentar destaca que a novidade se aplica a qualquer maternidade ou hospital do estado que faça partos. “Eles deverão disponibilizar um profissional especializado para ensinar os pais como tratar a criança nessa determinada situação, pra que a gente evite o óbito pelo engasgamento, que é uma situação tão simples, mas que se torna complexa quando não sabemos o que fazer” explica.

As unidades de saúde deverão informar aos pais ou responsáveis sobre a existência do treinamento em primeiros socorros, que poderá ser feito de forma individual ou em grupos. Os estabelecimentos têm 90 dias para se adequarem à nova exigência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES