Maternidades terão que fazer teste da linguinha em Teresina

Com a obrigatoriedade do exame, maternidades das redes públicas e provadas de todo o Brasil serão os responsáveis por diagnosticar esse problema

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por determinação da Lei 13.002/2014, passa a ser obrigatória a realização do teste conhecido como 'Teste da Linguinha', que é feito em recém-nascido e consiste em verificar se o frênulo, membrana que liga a língua do bebê à boca apresenta algum tipo de deformação.

São deformações nessa área que fazem com que a criança tenha algum tipo de problema na fala, principalmente a popular "língua presa", e tenha dificuldade de sugar o peito no ato da amamentação.

Com a obrigatoriedade do exame, maternidades das redes públicas e provadas de todo o Brasil serão os responsáveis por diagnosticar esse problema.

Na Maternidade Evangelina Rosa, principal maternidade do Piauí, ainda não está sendo realizado esse exame, mas, segundo a assessoria da maternidade, já estão em fase de preparação para receber a estrutura necessária para esse exame.

Já nas maternidades municipais, a Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), que é o órgão responsável pelas maternidades da capital, informa que o teste da linguinha já vem sendo realizado na Maternidade Professor Wall Ferraz, Bairro Dirceu II, e as demais maternidades da Prefeitura de Teresina já foram orientadas para a necessidade de realização do exame que é feito por fonoaudióloga.

Nos próximos dias todos os recém-nascidos serão observados por fonoaudiólogas para identificar o problema que é verificado quando existe alguma alteração no frênulo, membrana que liga a língua à parte inferior da boca, também denominado de "língua presa".

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES