Mato Grosso do Sul determina estado de emergência devido incêndios

A situação de emergência é valida por 90 dias e autoriza a mobilização de órgãos estaduais para a prestação de socorro

Mato Grosso do Sul determina estado de emergência devido incêndios | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência nesta segunda-feira (14) por causa dos incêndios florestais. Segundo o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em 2020, a estimativa é que área queimada chegue a 1,450 milhão de hectares. 

De acordo com o site do G1essa extensão é 4 vezes maior que o tamanho somado das cidades de São Paulo (152 mil hectares) e do Rio de Janeiro (120 mil hectares).

O decreto, assinado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), destaca que todos os municípios do estado foram atingidos por uma grave estiagem, o que somado a outros fatores contribuí para a ocorrência dos incêndios florestais e urbanos.

Força-tarefa em MS atua com mais intensidade neste fim de semana — Foto: Governo de MS/Divulgação 

A situação de emergência é valida por 90 dias e autoriza a mobilização de órgãos estaduais, a atuação de voluntários, a entrada em propriedades particulares para a prestação de socorro ou para a evacuação e ainda a realização de aquisições de produtos e serviços sem licitação.

LEIA TAMBÉM:

- Ameaça a fauna: animais feridos pelo fogo são resgatados no Pantanal 

- Incêndios: região do Pantanal vira cemitério de vários animais; fotos

Aponta ainda que é necessária uma resposta urgente a situação, com o controle dos incêndios em áreas preservadas ou não e que a fumaça dessas queimadas provocou um aumento dos atendimentos por doenças respiratórias nas unidades de saúde.

O decreto alerta ainda que o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desatres (Cenad) emitiu avisos meteorológicos de baixa umidade relativa do ar e de ondas de calor para todo o estado e que setembro é considerado o mês mais crítico historicamente, com o registro de aumento de atendimentos pelo Corpo de Bombeiros e Prevfogo.

Jacaré morto é fotografado no Pantanal Foto: Amanda Perobelli/Reuters 

Mato Grosso irá declarar estado de calamidade

O governo de Mato Grosso anunciou que vai decretar, ainda nesta segunda-feira (14), estado de calamidade por conta dos incêndios florestais. A medida permite dobrar a estrutura para a prevenção, combate e autuação dos incêndios florestais em Mato Grosso, especialmente na região pantaneira. 

O anúncio foi feito pelo governador Mauro Mendes, após reunião com os secretários Alexandre Bustamente (Segurança Pública), Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente) e com os comandantes do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges, e da Defesa Civil, coronel Cesar Viana Brum.

Bombeiros tentam controlar as chamas no Pantanal — Foto: Corpo de Bombeiros 

Mendes ressaltou que o governo do estado tem planejado e atuado nessa frente desde março, sendo que hoje há em torno de 2,5 mil profissionais envolvidos no combate, das forças de Segurança, da Defesa Civil, dos Bombeiros, voluntários e até no Exército Brasileiro.

Há seis aeronaves ajudando nesse combate, três helicópteros e 40 equipes em todo o estado.

De acordo com o governador, o decreto de calamidade vai permitir contratar equipes e materiais em regime de urgência.

Conforme o governador, as circunstâncias climáticas têm colaborado para que os incêndios tenham tomado grandes proporções.

Mato Grosso está um período de longa estiagem: são mais de 100 dias sem chover e a umidade relativa do ar está baixa e, em algumas regiões, abaixo de 10%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES