“Me transformaram num marginal”, diz sargento que assumiu ser gay

Os dois enfrentaram processos na Justiça Militar e chegaram a ser condenados à prisão

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"De uma hora para outra, o Exército me transformou num marginal". O lamento é de Fernando Alcântara de Figueiredo, sargento que viu sua vida virar de cabeça para baixo depois que a instituição militar descobriu sua relação homossexual com o também sargento Laci Marinho de Araújo. Hoje na reserva, os dois entraram com um pedido na OEA (Organização dos Estados Americanos) para se refugiarem fora do Brasil e se protegerem de ameaças.

O casal ficou conhecido após assumir a homossexualidade à imprensa em 2008. Em entrevista, Figueiredo afirma que a atitude não foi um ato de coragem, mas um esforço pela sobrevivência.

- O que a gente conseguiu com aquela exposição foi uma divulgação muito grande que nos preservou vivos até hoje. Isso é fato.

Os dois enfrentaram processos na Justiça Militar e chegaram a ser condenados à prisão. Laci denuncia que foi torturado e se aposentou depois de reconhecido que ele tem epilepsia. Segundo Figueiredo, o companheiro ainda teve agravado um quadro de depressão por conta da tortura. Figueiredo deixou de servir ao Exército ainda em 2008 e não recebe aposentadoria.

- Saí da forma como entrei. Mas, olha, não me arrependo. A gente aprende muita coisa importante. Esse sentimento de amor à Nação é próprio, não é uma propaganda. Mas quando acontece alguma coisa, todo o seu profissionalismo vai por água a baixo. Eu tinha medalhas, reconhecimento, elogios... Tudo isso foi desmerecido de uma hora para outra.

Além do tal sentimento de amor ao Brasil, tão pregado pela instituição que o descartou, Figueiredo diz que ainda carrega "vocação plena para as Forças Armadas":

- Qual é a dimensão e a validade de um sangue de um homossexual em comparação com o de um hétero? Eu acredito que é a mesma. Se eu estou disposto a preservar a defesa do meu País, eu acredito que isso tem que ser valorizado pela população.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES