MEC aciona PF após suspeita de sabotagem nos sistemas do ProUni e Fies

Na manhã desta quinta-feira, 8, o MEC comunicou o fato à Polícia Federal, que deverá conduzir investigações.

| Reprodução / Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os prazos de inscrição no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deverão ser prorrogados em virtude de falhas no sistema. O Ministério da Educação (MEC) informou que as plataformas têm apresentado atrasos e intermitências nos últimos dias. A pasta suspeita de invasão. Na manhã desta quinta-feira, 8, o MEC comunicou o fato à Polícia Federal, que deverá conduzir investigações. "Há indícios de sabotagem", afirmou o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Com informações do Estadão.

De acordo com a pasta, as interrupções foram constatadas há alguns dias e atingiram também o Sistema Presença, que é requisito para o Bolsa Família. Para este último, contudo, não está prevista, por enquanto, a possibilidade de extensão de prazo.

O ProUni está com inscrições abertas para bolsas remanescentes do programa. As datas inicialmente previstas eram de 16 de agosto para quem ainda não está matriculado; e 30 de setembro, para aqueles que já estão na instituição.

A extensão do prazo, de acordo com o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, será proporcional à interrupção do sistema. Weintraub informou que a população não será afetada.

O material que indicaria a invasão do sistema do MEC foi coletado nesta semana. A pasta qualificou como "robustos" os indícios de sabotagem. O superintentedente da Polícia Federal no Distrito Federal, Marcio Nunes, afirmou que o material a ser analisado ainda não foi enviado formalmente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES