MEC adia prazo final para lista de espera do Fies para esta sexta

“Aumentar as oportunidades de financiamento para os alunos”.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Educação (MEC) adiou para sexta-feira (14) o fim do prazo para os estudantes pré-selecionados na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) fornecerem os dados necessários para contratar o financiamento.

A lista de espera vale para estudantes que se inscreveram no Fies do segundo semestre e não foram selecionados no processo regular. De acordo com o MEC, o objetivo do adiamento é “aumentar as oportunidades de financiamento para os alunos”.

Pelas regras do Fundo de Financiamento, é necessário que os pré-selecionados da lista acessem ao Sistema Informatizado do Fies (FiesSeleção) e forneçam mais dados para a inscrição no prazo de cinco dias úteis, a contar da divulgação do resultado no sistema.

O ministério informou que os nomes dos pré-selecionados estão sendo divulgados aos poucos, desde o dia 6 de agosto. Desse modo, sexta-feira, terminam os últimos prazos para os estudantes complementarem as inscrições.

Após concluírem o procedimento no sistema, os candidatos devem validar os dados acrescentados durante a inscrição na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de educação superior em até cinco dias.

O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas com avaliação positiva pelo Ministério da Educação. Podem concorrer alunos que tenham feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de 0 na redação.

Vale lembrar que o novo Fies tem modalidades de acordo com a renda familiar, com juro zero para candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Para esse caso, o financiamento mínimo é 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é R$ 42 mil. A lista de espera vale para esta modalidade.

Já para a modalidade nomeada de P-Fies, podem se inscrever candidatos com renda familiar per capita entre três e cinco salários mínimos Aqui, o financiamento é feito com base nas condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou de fundos constitucionais e de desenvolvimento. O P- Fies não conta com lista de espera.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES