MEC anuncia construção de 150 escolas técnicas federais até 2010

MEC anuncia construção de 150 escolas técnicas federais até 2010

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Minist?rio da Educa??o anunciou nesta sexta-feira, em Bras?lia, o cronograma de constru??o de escolas t?cnicas federais em 150 munic?pios brasileiros. Nesta segunda fase do Plano de Expans?o da Rede Federal de Educa??o Profissional e Tecnol?gica, no per?odo de 2008 a 2010, ser?o abertas 70 unidades no primeiro ano, 50 no segundo e 30 no terceiro. Al?m da constru??o, ser?o incorporadas outras cinco escolas j? existentes. Na primeira fase do plano, foram abertas 60 escolas.

Para o ministro da Educa??o, Fernando Haddad, esta ? uma das a?es estrat?gicas mais importantes do Plano de Desenvolvimento da Educa??o (PDE).

- Vamos construir pelo menos um instituto federal de educa??o, ci?ncia e tecnologia por estado. Uma das miss?es ? fortalecer a educa??o p?blica no pa?s, sobretudo no que diz respeito ao ensino m?dio - afirmou.

Segundo o secret?rio de Educa??o Profissional e Tecnol?gica, Eliezer Pacheco, quando conclu?das as duas fases do plano de expans?o, ser?o criadas 274 mil vagas - hoje, s?o 160 mil -, o que ampliar? o acesso de jovens ao mundo do trabalho. O governo federal destinar? R$ 750 milh?es para obras e R$ 500 milh?es, por ano, para custeio e sal?rios de professores e funcion?rios.

- Esse investimento tenta resgatar a grande defasagem que o nosso pa?s tem com rela??o ? educa??o profissional. Isso faz parte de uma pol?tica mais ampla de governo, pois n?o h? possibilidade de haver desenvolvimento sustent?vel sem m?o-de-obra qualificada. Chegaremos a 500 mil vagas em 2010, com 354 escolas t?cnicas - disse.

De acordo com Eliezer Pacheco, um dos crit?rios para a escolha de cada munic?pio foi o conceito de cidade-p?lo - munic?pios que t?m um amplo raio de abrag?ncia, de forma a alcan?ar o maior n?mero de regi?es no pa?s. As novas unidades de ensino v?o oferecer, no in?cio, pelo menos cinco cursos t?cnicos de n?vel m?dio. As ?reas dos cursos ser?o debatidas em audi?ncias p?blicas nas regi?es durante 120 dias. As primeiras escolas, segundo as previs?es da secretaria, ser?o inauguradas no primeiro semestre de 2008, com in?cio das aulas em agosto. Os concursos p?blicos para a contrata??o de professores e funcion?rios ocorrer?o nos primeiros meses do pr?ximo ano.

- ? importante destacar que trata-se de um processo de escolariza??o. O que melhora a renda do trabalhador, n?o ? sua forma??o profissional, mas a amplia??o da sua escolaridade - afirmou.

No Rio, sete cidades ser?o contempladas: Cabo Frio, Angra dos Reis, Petr?polis, Itaperuna, Volta Redonda, Duque de Caxias e Nova Friburgo. S?o Paulo ter? 12 unidades; Bahia, 8, e Amazonas, 4 (clique aqui e confira o mapa).

Para definir a seq??ncia das obras, a Secretaria de Educa??o Profissional e Tecnol?gica (Setec/MEC) baseou-se nas contrapartidas oferecidas pelos munic?pios. Quanto maior e mais qualificadas as contrapartidas, mais rapidamente o munic?pio vai receber a nova unidade.

De acordo com o secret?rio, esta ? a segunda vez, desde o in?cio do s?culo passado, que o governo impulsiona a educa??o profissional. Em 1909, foram criadas 19 escolas para forma??o de art?ficies e aprendizes. Os investimentos na amplia??o da rede, a partir de ent?o, foram poucos e carentes de programa??o.

Segundo Haddad, o novo modelo pedag?gico de escolas t?cnicas estaduais e federais e os futuros institutos federais de educa??o ci?ncia e tecnologia v?o romper com o preconceito com as escolas profissionalizantes.

- Vamos abrir um novo tronco de desenvolvimento individual que n?o pode se restringir ? educa??o superior, tem que contar tamb?m com a educa??o profissional e tecnol?gica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES