Mecânico chamado de herói dirige ônibus em chamas e evita “o pior”

Veículo foi incendiado na manhã desta quinta-feira (15), por volta das 9h30.

Mecânico dirige ônibus em chamas e evita tragédia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A onda de ataques em Santa Catarina teve mais um alvo em Itajaí. Um ônibus foi incendiado na manhã desta quinta-feira (15). De acordo com a polícia, a ação foi por volta das 9h30 no bairro Salseiros. Dois criminosos que estavam em uma moto atearam fogo no coletivo e fugiram. No entanto, o que chamou a atenção foi a ação de um mecânico, de 29 anos, ao ver o veículo em chamas: ele entrou no ônibus e guiou o coletivo por cerca de 100 metros, com o objetivo de evitar incêndio em residências.

Marcelo Lima Leite disse, em entrevista à RBS TV, que deixou o medo em segundo plano diante da possibilidade de que o incêndio chegasse até a casa da sua mãe: "Não tinha muita opção", justifica.

Ainda segundo Marcelo, ele guiou o coletivo até um terreno próximo e desceu pela porta da frente quando as chamas já consumiam praticamente todo o veículo.

"Onde estacionei o ônibus era uma área de menos risco. O ônibus estava bem na frente da nossa casa e o fogo estava se alastrando bastante. Corria o risco de incendiar o prédio. Fiquei com um pouco de medo, porque tinha muita fumaça. Foi ruim de respirar dentro do ônibus", relata Marcelo.

De acordo com o motorista do ônibus, que não quis se identificar, eram 50 passageiros no veículo. Ele parou o coletivo, abriu a porta e acendeu o pisca alerta. "Os dois homens mandaram todos os ocupantes descer e disseram que não iriam machucar ninguém", relata. Ainda segundo o condutor, ninguém ficou ferido.

Segundo o sargento João Passos dos Santos, do Corpo de Bombeiros de Itajaí, chamas e fumaça chegaram a 15 metros de altura. Apesar da tentativa, os bombeiros não conseguiram evitar que o ônibus ficasse destruído. As autoridades esperam identificar os dois criminosos. O veículo incendiado possui câmera de segurança e a polícia vai avaliar se é possível obter as imagens.

Desde segunda-feira (12), só na cidade de Itajaí, cinco incêndios foram registrados pelos bombeiros.

Quatro carros estacionados na rua e um ônibus, na garagem, foram atingidos com coquetel-molotov.

Ataques no estado

A Polícia Militar de Santa Catarina afirmou, em balanço divulgado na manhã desta quinta-feira (15), que 30 pessoas foram detidas e 58 suspeitos foram identificados por envolvimento nos ataques realizados há três dias no estado.

Pelo menos 38 ataques foram registrados em 10 cidades catarinenses ? Florianópolis, São José, Palhoça, Tijucas, Gaspar, Navegantes, Itajaí, Blumenau, Criciúma e Balneário Camboriú. Diversos ônibus, um carro da Polícia Civil e alguns veículos particulares foram incendiados. Também foram disparados tiros contra bases da PM e presídios.

Autoridades de segurança de Santa Catarina apuram a hipótese de que os ataques estejam relacionados a denúncias de maus-tratos em presídios do estado. Segundo o delegado geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro, a principal linha de investigação aponta que há um grupo de presidiários que mantém contato com as ruas e coordena os ataques. "Mas não podemos detalhar para não atrapalhar as investigações", explicou o delegado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES