Médica faz parto e salva bebê após grávida morrer ao passar mal

Médica fez parto dentro de viatura do Samu a caminho do hospital

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma jovem de 22 anos, que estava grávida de 9 meses, morreu ao passar mal em casa, na noite desta sexta-feira (17) em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. A equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamada, conseguiu fazer o parto e salvar o bebê. A criança ainda nasceu em parada cardiorrespiratória, foi reanimada e levada para a Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis.

A médica plantonista do Samu, Luciana Abreu Horta, de 36 anos, relatou sobre o atendimento feito na ocorrência. A profissional é cirurgiã geral e vascular. Ela explicou que familiares da jovem, identificada como Iolanda Pimentel, ligaram para o Samu pedindo ajuda dizendo que a moça estava tendo convulsões.

A jovem teve um mal súbito e caiu enquanto estava na residência. Anderson Veloso, amigo de Iolanda, comentou que ela teria tido pressão alta e passado mal. No entanto, a jovem não tinha histórico de doenças e passava por uma gestação considerada tranquila. Ela seria mãe pela primeira vez.

“Durante o trajeto [até a casa] recebemos uma nova chamada dizendo que a paciente parou de respirar. Quando chegamos ela estava em uma cadeira e já tinha sinais de morte, não apresentava pulso. Eu pedi permissão [aos familiares] para tentar uma abordagem e salvar o neném”, declarou a médica.

Luciana contava com a ajuda de apenas duas pessoas: a enfermeira Evilásia Soares e do cabo bombeiro Júnior, que dirigia o veículo de resgate. A médica disse que decidiu rapidamente pelo parto para tentar salvar a criança, diante da morte da jovem.

“Levamos a jovem para a viatura, já sem vida e tentamos reanimá-la, sem sucesso. Optei por fazer uma cesária de urgência dentro da viatura para salvar o neném. Ela ainda nasceu em parada cardiorrespiratória, fiz massagem cardíaca e colocamos oxigênio”, lembrou Luciana.

O parto foi feito no trajeto da viatura até a Santa Casa de Rondonópolis, mesmos sem as condições e materiais necessários para a cesária. A criança apresentou ter a saúde estabilizada ao chegar na unidade. “Foi muito rápido e a pressão é muito grande. Foi emocionante tomar uma decisão dessa, perante a família, em uma situação de resgate. Foi iluminação de Deus”, completou Luciana, que é mãe de um menino de 4 anos.

A médica se emociona ao recordar o momento em que o bebê foi deixado aos cuidados de um pediatra no hospital. Ainda conforme a médica do Samu, a saúde do bebê ainda 'inspira cuidados', mas é acompanhado por médicos no setor neonatal da Santa Casa.

O velório de Iolanda ocorre neste sábado (18) em Rondonópolis. O enterro, conforme amigos, está previsto para ocorrer às 17h no cemitério do Bairro Vila Aurora.

O boletim médico divulgado pela Santa Casa diz que a recém-nascida está internada em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, foi entubada e respira com a ajuda de aparelhos. Ainda conforme o boletim médico, a bebê apresentou crises convulsivas e deve passar por exames neurológicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES