Medicamento para tratamento de leucemia está em falta em Teresina

Glivec, remédio utilizado na quimioterapia, está há 1 mês em falta

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pacientes que dependem do Glivec, medicamento utilizado para tratar alguns tipos de câncer como leucemia, tumores, entre outros, não tem sido encontrado nas farmácias da capital. O remédio está em falta há quase 1 mês.

Desde que descobriu a leucemia, há 5 anos, o paciente que preferiu não se identificar, convive com a Leucemia Mieloide Crônica (LMC). A quimioterapia iniciou há 2 anos, depois de uma série de exames caros para identificar o tipo de leucemia e o estágio.  Para realizar o tratamento, necessita do comprimido Glivec, utilizado diariamente na quimioterapia. Mas, ele está em falta na farmácia. 

“O Glivec é utilizado no tratamento da Leucemia, principalmente em crianças e idosos. Nosso sentimento é de total desamparo, trabalhamos, pagamos nossos impostos, nosso INSS e quando precisamos, temos que nos humilhar pelo direito à saúde.”

Ele conta que há mais de 30 dias, o medicamento está em falta. O Glivec, custa em média de 3 a 5 mil reais a caixa, com os comprimidos duram aproximadamente 1 mês.

Reprodução

“Os pacientes dependem do remédio para fazer o uso contínuo, pois é utilizado por toda a vida. Sem o remédio, a doença pode voltar e assim passa a se manifestar no corpo.” Afirma Jefferson Campelo, médico e diretor técnico da Unidade Hospitalar Hospital São Marcos. 

Jefferson já encaminhou fichas para o Ministério da Saúde e para Secretaria de Saúde do Estado e afirma que o problema está no impasse do Governo Federal.

Em nota, A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), informou que o medicamento Glivec é distribuído pelo Ministério da Saúde e no momento encontra-se em falta em todo país. No entanto, há uma previsão de chegada neste mês de abril.

O paciente relata  que centenas de pessoas esperam um resultado positivo o mais rápido possível. "A doença evolui rápido e pode haver mutação ou progredir para a fase Blástica ou Aguda”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES