Medicina tem taxa zero de desemprego; estudantes saem empregados no Piauí

Estudantes de Medicina saem da faculdade com emprego garantido. No entanto, para seguir carreira é necessário muito empenho

É preciso de 9 a 11 anos para se tornar um médico especialista | Reprodução/Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na edição desta quinta-feira (13), o Jornal Meio Norte traz que para se dar bem e ter destaque em determinadas carreiras profissionais é necessário ter vocação e força de vontade.

Na área da medicina, essa situação é ainda mais visível. Muitos estudantes, logo no início, já enfrentam a grande concorrência no vestibular e carga horária exaustiva de estudos. Mas toda essa dedicação tem grandes reflexos no futuro profissional, já que a carreira médica tem taxa zero de desemprego.

No Piauí, segundo o Conselho Regional de Medicina (CRM), a realidade não está baseada no número de profissionais, mas sim na distribuição desses médicos. De acordo com o levantamento ?Demografia Médica no Brasil Cenários e indicadores de distribuição?, elaborado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o número de médicos em atividade no Estado chegou a 3.297 em outubro de 2012. Nessa perspectiva o Piauí apresenta taxa de 1,05 profissional por mil habitantes.

O número de profissionais atuantes, segundo o CRM, é de 3.501. Assim como nas demais regiões do país, no Piauí o mercado de medicina é aquecido e apresenta demanda para todas as áreas. O déficit pode ser verificado principalmente na área de assistência básica, como nas unidades básicas de saúde e nos programas de saúde da família, de cidades do interior e periferias das metrópoles. Médicos especializados em emergência, terapia intensiva e especialidades cirúrgicas de alta complexidade também estão em falta no mercado.

No entanto, para seguir carreira são necessárias algumas virtudes, em especial, a paciência, pois a graduação por si só não é suficiente. Cursar medicina é um projeto de longo prazo. É preciso de 9 a 11 anos para se tornar um médico especialista.

Segundo Tharik Santos Soares, estudante do 8º período de Medicina da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a profissão exige grande vocação. Desde cedo, o acadêmico já tinha em mente como seria o seu futuro profissional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES