Médico cria game para falar sobre os prejuízos da má qualidade do sono

O especialista explica que os pais são incentivados a interagir com as crianças ao jogar com elas

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Acontece de 11 a 17 de março, a “Semana do Sono: “Dormir bem é envelhecer com saúde”, promovida pelos profissionais da Associação Brasileira do Sono (ABS), da Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) e da Associação Brasileira de Odontologia do Sono (Abros), que irão divulgar conteúdos e palestrar sobre como desenvolver hábitos de higiene do sono e como dormir melhor. Em Curitiba e Região Metropolitana, o médico otorrinolaringologista especialista em Medicina do Sono, Fernando César Mariano, ministrará palestras em escolas públicas e privadas sobre um game que desenvolveu para conscientizar sobre a importância de dormir bem e desmistificar que roncar é engraçado ou normal. “Não é normal roncar e levar essa informação para as crianças é fundamental, pois elas orientarão seus pais a procurarem ajuda”, avalia o médico.

Ao ler gibis para os filhos pequenos, foi que Fernando Cesar Mariano se deu conta de que muitos personagens apareciam roncando ao dormir. “Nas historinhas, parecia que roncar era algo normal, o que não é. Mas as crianças geralmente não sabem, assim como muitos adultos”, conta. Preocupado com isso e pensando na missão do médico de não apenas tratar a doença, mas preveni-la, ele teve a ideia para o “Hey, Roncabilly! O game do sono saudável”, um jogo em que o personagem Roncabilly, por meio de brincadeiras, ensina as crianças a importância de dormir bem e divulgar boas práticas de sono. “A intenção é alertar as crianças, que são as melhores propagadoras de boas ideias e podem levá-las para os pais, os adultos, e promover uma reeducação”, afirma.

O especialista explica que os pais são incentivados a interagir com as crianças ao jogar com elas. “A figura do anti-herói Roncabilly é para as crianças aprenderem com ele o que é bom e o que é ruim para o sono. Por exemplo, que não devem ingerir à noite elementos cafeinados, como café, chocolate, chá mate”, explica. No final do game, há um quizz sobre mitos do sono, como: “O ronco é normal? Não”, e é explicado o motivo. Para deixar a experiência mais divertida, as crianças aprendem também sobre estilos musicais e o rock, principalmente o rockabilly, estilo que vem dos anos 1960, muito popularizado por Elvis Presley. A ideia do nome Roncabilly – um trocadilho entre “roncar” e “rockabilly” – veio também de um dos filhos de Mariano, que gosta muito de música e desse estilo musical.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES