Médico infectologista explica sintomas da dengue e formas de prevenção

No Piauí os casos de Dengue aumentaram 200%, somente nos dois primeiros meses de 2022

Casos de dengue no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Piauí os casos de Dengue aumentaram 200%, somente nos dois primeiros meses de 2022, se comparado ao mesmo período de 2020 e 2021. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), já foram confirmados mais de 700 casos este ano e com registro de mortes. Em todo o ano de 2021, esse número foi de 236.

A doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, pode se manifestar de forma leve, moderada ou grave (Dengue Hemorrágica). A principal forma de combater a Dengue é eliminando os focos do mosquito, que também é responsável pela transmissão de outras doenças como a Febre Amarela, o Chikungunya e a Zika.

De acordo com o infectologista cooperado Unimed Teresina, Eduardo Mendes, a doença traz risco de morte e várias complicações: “Os sintomas mais comuns são dores nas articulações e no corpo, dor de cabeça e atrás dos olhos, febre alta, fraqueza, irritação e coceira na pele. Os sintomas podem evoluir para casos mais graves, como problemas neurológicos, vômitos, dor no abdome e hemorragias”, destaca.

O tratamento da dengue é realizado de acordo com indicação do médico. 

“Como ainda não existem medicamentos específicos para o vírus, em casos mais leves a recomendação é repouso e ingerir bastante líquido como água, sucos, soro caseiro ou água de coco. Ressaltando que todas as indicações de tratamento, tanto para casos leves como graves, devem ser indicadas por um profissional da área”.

PREVENÇÃO

Já em relação a prevenção a orientação é combater o mosquito Aedes aegypti. As dicas são: “Manter a casa limpa e com janelas abertas, não deixar acumular água nos locais abertos, usar repelentes e inseticidas domésticos, além do uso de roupas que protejam contra picadas de insetos, usar mosquiteiros e outros”, recomenda o médico.

Diferença de sintomas da Dengue, Influenza e Covid-19 | FOTO: Unimed

Sintomas graves da Dengue:

  • Vômitos;
  • Dor intensa e contínua no abdome;
  • Sangramento de mucosas (principalmente nariz e gengivas);
  • Perda de sensibilidade e movimentos;
  • Tontura e queda de pressão em determinadas posições (Hipotensão postural);
  • Aumento do fígado (maior do que 2 cm);
  • Aumento progressivo do hematócrito (porcentagem de glóbulos vermelhos ou hemácias no sangue).
Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES