Medidas simples ajudam a economizar energia

As altas temperaturas e permanência das famílias em casa contribui para o aumento da conta de luz

Orientação de consumo da energia junto à Equatorial Energia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com as temperaturas mais quentes, a utilização de equipamentos como ventilador, refrigeradores e geladeiras contribuem e muito para um aumento de consumo de energia. Por isso, é importante ficar atento ao uso correto de cada aparelho.

Em Brejo do Piauí, cidade localizada a 430 km de Teresina, ao Sul do estado, a dona de casa Lucinete de Almeida revela que é inevitável acabar utilizando ainda mais alguns aparelhos eletrodomésticos.

“Tudo que você vai fazer depende de energia elétrica e nesse período mais quente do ano a gente deixa o ventilador mais tempo ligado e o consumo acaba aumentando”, afirma a moradora da cidade de pouco mais de 3.800 habitantes.

O aumento na conta de energia pode ser evitado com medidas simples dentro de casa, dessa forma, a Equatorial Energia tem feito um trabalho de aproximação e conscientização junto à população para que as pessoas possam adotar práticas sustentáveis e conscientes de energia elétrica.

As altas temperaturas e permanência das famílias por mais tempo dentro de casa, devido à pandemia da Covid-19, fazem com que alguns hábitos domésticos fiquem mais intensos.

Trabalho de cocientização em conjunto com a população (Imagem: Divulgação)

Já que a energia é tão vital para o desenvolvimento, é preciso planejar seu consumo. A economia de energia deve começar desde o ato da compra do produto, que deve ter selo de eficiência, até o uso racional de energia, a fim de gerar mais economia e causar menos danos ao meio ambiente.

Em Brejo do Piauí, a Equatorial Piauí realizou o Mutirão Pelo Futuro Todo Dia, que tem o propósito de promover a disseminação de informações, realização de serviços e cadastro para a troca de geladeiras velhas por novas com Selo Procel A, mais eficientes e econômicas. 

Na oportunidade, serão sorteadas 50 geladeiras para cada cidade (Brejo do Piauí e Nossa Senhora de Nazaré) e 100 geladeiras para Alto Longá por meio do programa E+ Geladeira Nova, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Mais de 3 mil geladeiras velhas devem ser substituídas

No município piauiense de Brejo já foram realizados 772 cadastros de baixa renda. A cidade ainda possui 138 clientes aptos a receber os benefícios. A Equatorial desde que chegou ao Piauí, há quase 3 anos, já promoveu a troca de aproximadamente 5 mil geladeiras e 131 mil lâmpadas. A expectativa é que até março de 2022, sejam substituídas mais 3 mil geladeiras e 80 mil lâmpadas nas cidades piauienses.

A Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Piauí, Mariana Araújo, destaca a iniciativa como uma forma de aprimorar os atendimentos disponibilizados aos clientes de todo o Estado. 

“A Equatorial desde que chegou ao Piauí vem trabalhando diariamente para melhor atender nossos clientes, seja por meio de investimentos que possibilitem uma energia de mais qualidade e segurança ou mesmo com ações para disponibilizar dicas de consumo e expansão dos serviços. Para isso, avaliamos perfil médio de consumo e o quantitativo de clientes de baixa renda com o objetivo de definir quais cidades serão contempladas com o sorteio de troca de geladeiras e lâmpadas. Tais iniciativas são importantes para contribuir na redução do valor da fatura de energia dos clientes beneficiados”, pontuou.

A ação realizada pela empresa segue todos os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de evitar a disseminação da Covid-19. Os clientes das cidades ainda serão beneficiados com a troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas LED (até cinco por unidade consumidora), informações sobre serviços, dicas de economia e segurança, bem como orientações sobre como realizar o cadastro na Tarifa Social, que garante descontos de até 65% na fatura de energia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES