Paulo Guimarães incentiva o Projeto Bicentenário da Independência

Especial “200 Anos - Bicentenário da Independência” conta a história de sete cidades parônimas entre o Piauí e Portugal

Autoridades e colaboradores foram à apresentação do "200 Anos - Bicentenário da Independência" | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seguindo um compromisso de valorização do Piauí, o Grupo Meio Norte de Comunicação lança o especial "200 Anos - Bicentenário da Independência". A produção conta a história das sete cidades do Piauí e Portugal que possuem o mesmo nome. Assim é possível traçar a história da independência do Brasil a partir do olhar do piauiense

O empresário Paulo Guimarães falou da importante relação existente entre os dois povos. "Portugal teve um período difícil, mas nos últimos 10 anos passou por uma grande transformação econômica. É o primeiro país que saiu do feudalismo e passou a ser uma federação, ainda no século IX. Um país organizado politicamente, foi um país desbravador, que teve colônias. Hoje é o país mais seguro da Europa, com um grande centro tecnológico. Em Portugal percebi que muito do que somos tem origem na cultura portuguesa", explica.

Empresário Paulo Guimarães incentiva o Projeto Bicentenário da Independência Foto: Raíssa Morais 

Amarante, Batalha, Campo Maior, Jerumenha, Oeiras, Porto e Valença. Na terrinha de lá e na terrinha daqui tem muita coisa para mostrar e contar. Para isso, foi escalada a repórter Cinthia Lages, conhecida pelo olhar sensível. Ela vai contar com a ajuda do experiente cinegrafista Danilo Romero. As matérias serão exibidas na Rede Meio Norte e também estarão no Jornal e Portal Meio Norte

Autoridades e colaboradores prestigiaram evento de lançamento na Sala Napoleão Guimarães. Crédito: Raíssa Morais.

Em evento de lançamento na Sala Napoleão Guimarães, o projeto foi apresentado a autoridades e colaboradores, na manhã desta quinta-feira (17). O governador Wellington Dias mandou uma mensagem. "Esse momento é importante para trazer uma grande reflexão da história do Piauí e do Brasil. Vamos elevar a autoestima do nosso povo através de heróis e heroínas do passado", afirma.

Para a vice-governadora Regina Sousa, esse especial mostra como a história de valorização do Piauí está sendo construída através de iniciativas como a da Rede Meio Norte. "Quando eu estudei não tinha isso. Diziam que a independência do Brasil não derramou uma gota de sangue. Não é verdade. Em Campo Maior tivemos lutas sangrentas. Precisamos contar a história como ela é", considera. 

O Governo do Estado está organizando uma série de atividades comemorativas aos 200 anos de Independência do Brasil e Piauí. "Paralelo a isso, está surgido algumas iniciativas, como do Grupo Meio Norte que vem acrescentar ao programa oficial e por isso estamos dando todo apoio a este projeto", acrescenta Allisson Bacelar, coordenador de Comunicação. 

Meio Norte conta a história de dois povos irmãos 

Já o diretor de jornalismo, José Osmando de Araújo, destacou que o Grupo Meio Norte sempre valorizou o Piauí e as potencialidades. "O Piauí tem virtudes e qualidades em cima do trabalho do nosso povo. Mostramos isso de maneira grandiosa. Pois conhecendo o Piauí podemos amá-lo. Assim foi com as caravanas que desenvolvemos em 20 anos", analisa. 

José Osmando de Araújo lidera estratégia de concepção jornalística. Crédito: Raíssa Morais.

Wrias Moura, diretor executivo, destaca o talento da equipe. "Paulo Guimarães sempre viu o Piauí como algo grande. A concepção jornalística liderada por José Osmando será muito bem executada pela Cinthia, que dispensa apresentações pela competência. Quem nunca se deleitou vendo as grandes reportagens dela? Ela conta de forma diferenciada e sensível", acrescenta. 

Transmissão de ponta conta com a sensibilidade de Cinthia Lages 

Considerada uma das melhores repórteres do Brasil, Cinthia Lages, repórter titular da Rede Meio Norte, lidera a missão de apresentar as cidades parônimas. Com tecnologia de ponta e o apoio técnico de Danilo Romero, eles vão percorrer Portugal e o Piauí para produzir o material. 

A jornalista destaca que é engrandecedor fazer parte do especial "200 Anos - Bicentenário da Independência". "É uma grande honra estar à frente de mais um projeto do Grupo Meio Norte de Comunicação. Novamente o Grupo mostra o pioneirismo e arrojo, ao alcançar um projeto que é a primeira iniciativa brasileira a comemorar o bicentenário. Somos o Estado com o maior número de cidades parônimas", define Cinthia. 

Cumplicidade: Cinthia e Danilo têm missão internacional. Crédito: Raíssa Morais.

Danilo Romero tem a grande missão de captar um olhar diferenciado para cada cidade. Com muitos projetos na bagagem, o desafio é desbravar novas terras. "A expectativa é grande. Já mostrei o Piauí de várias formas, mas Portugal é um país desconhecido. Então dá um nervosismo, mas virão bons resultados. Vamos levar drone, câmeras de cinema e com equipamento para entrar ao vivo de qualquer lugar de Portugal", aponta. 

Cidades apoiam iniciativa do GMNC 

João Félix, prefeito de Campo Maior, representou os prefeitos em discurso proferido no evento. "Vamos mostrar a grande história do Piauí que se confunde com a do Brasil. Vamos fazer 199 anos da Batalha do Jenipapo. Também vamos fazer 260 anos de Campo Maior. Tive o prazer de conhecer a Campo Maior de Portugal, com 9 mil habitantes, bem mais velha que a nossa. Com essa atitude da Meio Norte, vamos mostrar nossas culturas e origens. Os portugueses são nossos irmãos", aponta. 

O prefeito de Amarante, Diego Teixeira, destaca a grandiosidade do projeto. “É uma honra para Amarante participar de um projeto que vai contar a sua história e mostrar como cuidamos com tanto carinho do nosso patrimônio histórico e cultural. Amarante vive um momento muito feliz, no qual o programa VivAmar está requalificando os casarões históricos, que são inspirados na cultura portuguesa. Será um presente para os amarantinos”, afirma. 

João Félix, prefeito de Campo Maior. Crédito: Raíssa Morais.

Mauricélia Sousa, secretária de Comunicação de Valença, explica que é uma honra fazer parte dessa ode ao Piauí a partir de Portugal. "Nós, da cidade de Valença, temos grande prazer em participar desse projeto dessa dimensão. Nossa cidade é histórica, que deu ao Piauí um dos grandes nomes do artesanato do Estado, o Mestre Dezinho e no cenário político nacional tem Petrônio Portella, que deu grande contribuição", aponta. 

Orlando Paiva, secretário de Comunicação de Porto, afirma que esse é o momento de festejar. "Ter o nome da cidade de Porto entre as sete cidades homenageadas neste grande projeto executado pela Rede Meio Norte, para nós, é um privilégio, um grande orgulho fazer parte do projeto e também ter em Portugal uma cidade com o mesmo nome", revela. 

Stefano Ferreira, secretário de Turismo de Oeiras, destaca as novas possibilidades da programação. "É um projeto interessante pois abre um canal de comunicação e de diálogo dentro das comemorações do bicentenário da independência do Brasil. As sete cidades do Piauí com os mesmos nomes das cidades portuguesas. Além de uma celebração da data de forma reflexiva, criamos um intercâmbio com as cidades co-irmãs, com troca de experiências e de cultura", avalia. 

Nelson Nery, advogado da Comissão do Bicentenário do Governo do Estado, destaca a relevância do projeto. "Não se trata somente da independência do Piauí, mas a lembrança de que nosso estado foi essencial para manter o país unido. Existia claramente a ideia de manter o Meio Norte e o Norte do Brasil atrelado a Portugal. Não era à toa que Fidié tinha força com mais de 1.000 soldados e o Piauí tinha 50 mil habitantes. Ele não estava aqui por causa do Piauí, mas por ser central segurar esse trecho aqui do Brasil", explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES