Melasma: veja como prevenir e tratar essas manchas escuras

O verão é a estação em que o melasma mais se intensifica

Mulheres grávidas apresentam maiores chances de desenvolver | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O verão é a estação que quem tem melasma sofre ainda mais com a piora das manchas. Para orientar sobre como prevenir, controlar e tratar o melasma, a Dra. Simone Stringhini, médica dermatologista, dá algumas dicas de cuidados essenciais.

Comum principalmente entre as mulheres, cerca de 90% dos casos, segundo artigo científico do The Journal of Dermatology, o melasma são manchas escuras que podem aparecer com maior frequência na testa, bochechas, buço e dorso do nariz. Segundo a dermatologista os três principais fatores desencadeadores do melasma são: sol, calor e hormônios. Por isso, o verão é a estação em que os sintomas se agravam.

Mulheres grávidas apresentam maiores chances de desenvolver o melasma em decorrência do fator hormonal, que causa o aumento na dilatação dos vasos sanguíneos, contribuindo para o aparecimento das manchas. Além disso, pessoas de pele morena e negra, além de asiáticos e latinos, também têm maior predisposição ao aparecimento do melasma.

Apesar de ser um problema crônico, o melasma pode ser bastante atenuado tomando alguns cuidados básicos, como explica a dermatologista Dra. Simone Stringhini, "é importante tentar manter a temperatura, principalmente do rosto, mais amena para evitar o melasma. Por isso, durante o verão eu indico usar água termal no rosto e levar na bolsa quando for sair. Pode deixar a água termal na geladeira e pegar antes de sair para conservar a baixa temperatura", aconselha a doutora.

reprodução internet

Questões relacionadas ao emocional também podem desencadear o melasma. Segundo a doutora, a explicação para isso é que o sistema nervoso e a pele têm a mesma origem embrionária e, portanto, muitos problemas de pele sofrem influência do nosso estado emocional. "Com o estresse há o aumento do cortisol no organismo e ele atua diretamente na Tirosinase, que é a enzima que regula a produção da melanina. Portanto, esse estado de estresse irá piorar as manchas", explica Simone, que comentou também o aumento nas queixas de melasma, observado durante a pandemia, ligado a fatores decorrentes do sistema nervoso.

Confira as principais recomendações para prevenir o surgimento do melasma:

- Uso diário e escolha cuidadosa do protetor solar

É essencial a utilização de filtro solar com FPS alto, acima de 50 e com cor, para quem tem melasma. "O ideal são aqueles protetores solares bem grossos para cobrir e aderir bem na pele, criando uma barreira mais reforçada de proteção e também recomendo o uso de filtro solar com cor, como uma espécie de base de maquiagem", indica Simone.

A dermatologista também destaca a importância de reaplicar o protetor solar ao longo do dia. "Quem tem melasma não pode ficar com a pele exposta ao sol, principalmente na área do rosto, pois o sol é um dos principais fatores que desencadeiam o melasma. Por isso, o uso do protetor solar tem que ser um hábito diário", afirma ela. Para isso, é indicado levar o produto na bolsa.

Uma informação curiosa e importante é que mesmo as luzes artificiais são um risco para o melasma. Qualquer forma de radiação pode estimular o aparecimento das manchas escuras. Então, mesmo no inverno e dentro de casa a recomendação de usar protetor solar se mantém.

- Uso de chapéu ou boné para ir à praia ou fazer atividades ao ar livre

A recomendação segue o motivo da dica anterior, por isso quem tem melasma tem que sempre utilizar chapéu ou boné quando for fazer atividades ao ar livre, principalmente durante o verão.

Outra dica que pode ajudar na prevenção é o uso de camisas de manga longa com proteção solar. Pois, mesmo que a incidência seja maior no rosto, qualquer parte do corpo que estiver exposta ao sol pode desencadear o melasma.

- Água termal pode ser um bom aliado contra o melasma

Manter a pele fresca, em temperaturas mais amenas, também ajuda a controlar o melasma. Por isso, a dica da doutora Simone é fazer o uso frequente da água termal e, segundo ela, "pode até colocar o produto na geladeira para deixá-lo mais gelado e levar na bolsa quando for sair".

- Pílulas anticoncepcionais podem agravar o melasma

Os anticoncepcionais podem causar piora no melasma, isso porque eles acabam por dilatar os vasos sanguíneos, o que agrava o melasma.

"Quando a mulher toma a pílula anticoncepcional, ela ingere certa quantidade de hormônios e o corpo reage a eles de maneira similar ao período de gravidez, onde são produzidos muitos hormônios. Portanto, assim como na gravidez, o organismo acaba por aumentar os vasos sanguíneos e isso faz com que o melasma piore", explica a dermatologista. Ela afirma que na gravidez a probabilidade de piora é maior pois a quantidade de hormônios no corpo é muito maior, mas que a pílula também pode despertar o melasma.

Tratamentos para o melasma

O dermatologista é quem irá diagnosticar o melasma e indicar o melhor tratamento, por isso é importante estar em dia com o check up no dermatologista para identificar precocemente possíveis doenças como o melasma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES