Melhor chuva de estrelas do ano poderá ser vista nesta madrugada

É a última grande chuva de meteoro do ano

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O céu será invadido por estrelas cadentes na noite desta quarta (13) e madrugada de quinta (14). É quando acontece o pico da chuva de meteoros Geminídeos.

É a última grande chuva de meteoro do ano. Seu momento de maior visibilidade ocorre por volta das 2h de quinta-feira, como destaca Gustavo Rojas, astrônomo e professor da Ufscar, em seu programa o Céu da Semana.

No horário, poderão ser vistos cerca de 120 meteoros por hora. Número bem maior do que o das chuvas de meteoros anteriores, que alcançaram o pico de 20 a 100 estrelas cadentes por hora.

Esta é uma das únicas chuvas de meteoros que não surge de um cometa. Sua origem está no asteroide batizado '3200 Phaethon' (Fáeton, filho de Hélios, o deus Sol na mitologia grega) --um cometa que perdeu seus elementos voláteis, que leva 3,3 anos para completar sua órbita.

Assim como os cometas, esse asteroide se desintegra toda a vez que se aproximam do Sol e, quando a Terra passa pelo caminho que ele percorreu, os rastros de seus destroços entram em combustão ao atravessar a atmosfera terrestre. Assim se formam as chuvas de meteoros, popularmente conhecidas como estrelas cadentes.

Quem estiver no Norte e no Nordeste do Brasil terá uma vista mais privilegiada do que aqueles que estiverem no Sudeste e no Sul.

E não precisa se preocupar. Os meteoros geminídeos são do tamanho de um grão de feijão, chegam a alcançar a velocidade de 120km/h em nossa atmosfera, mas não representam nenhum risco ao planeta Terra. Trata-se apenas de um lindo espetáculo espacial.

Como ver?

Não há nenhum mistério sobre como observar esse espetáculo espacial, muito bem visto a olho nu.

É importante buscar um lugar escuro, preferencialmente longe da luminosidade das grandes cidades. Vale ainda torcer para que o tempo esteja aberto e, consequentemente, o céu limpo de nuvens. As condições da Lua também podem interferir na observação, isso porque a sua luminosidade pode ofuscar bastante os efeitos luminosos dos meteoros.

Não ter pressa é outra dica. Lembre-se de que são necessários ao menos 15 minutos para que os seus olhos se acostumem com a escuridão, sem contar que as estrelas cadentes são fenômenos aleatórios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES