Melhor do estado e 10ª no país, Caucaia se destaca no setor industrial

Município está entre os melhores para se fazer negócios na indústria entre todas as cidades com mais de 100 mil habitantes do País., segundo pesquisa

Caucaia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Caucaia (CE)

O município de Caucaia, que integra a Região Metropolitana de Fortaleza, foi escolhido como o 10º melhor do País para se investir no setor industrial. É o que aponta a pesquisa “Melhores Cidades para Fazer Negócios 2.0”, da Urban Systems, publicada em dezembro.

 Apesar da concorrência com outros 325 municípios brasileiros que compõem a pesquisa – todos com população superior a 100 mil pessoas – a cidade cearense despontou como a melhor do estado e figura no Top 10 nacional. Pesquisador do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), David Guimarães, elenca três fatores que explicam a atratividade da cidade para negócios industriais.

“Há proximidade com Fortaleza, cuja estrutura educacional contribui para uma oferta de capital humano consideravelmente qualificada. A cidade registra também uma menor desigualdade na comparação com o estado, o que fornece uma oportunidade de mercado consumidor na cidade e dinamização da economia local. Por fim, cerca de 25% do PIB municipal é delimitado ao setor industrial e concentrada em setores de maior valor agregado”, diz.

David acredita que se a pesquisa for bem divulgada pode influenciar o governo estadual e os empresários a fomentarem ainda mais o desenvolvimento da indústria local. “Seja a partir de incrementos de estrutura educacional, por meio da importância na atração de setores específicos para internalização de setores produtivos ou mesmo a partir de maiores iniciativas entre universidade-empresa na promoção de processos de inovação e aumento do valor agregado”, exemplifica. 

O estudo

O estudo das 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios é publicado pela Urban Systems anualmente, desde 2014. Até 2019, a metodologia para elaboração do ranking teve poucas alterações. A pesquisa apresentava uma lista única das melhores cidades para se investir, considerando quatro eixos: desenvolvimento econômico e social, capital humano e infraestrutura.

No entanto, com o impacto do novo coronavírus e a intenção de manter o estudo atual e renovado, a publicação de 2020 está de cara nova e aposta em um olhar mais segmentado das melhores cidades para negócios, levando em conta os resultados para seis setores da economia: indústria, comércio, serviços, educação, mercado imobiliário e agropecuária.

Diretor de marketing da Urban Systems e responsável pelo estudo, Willian Rigon, diz que o estudo vai ajudar os investidores, empresários e a iniciativa privada, em geral, na tomada de decisões sobre quais especialidades de cada município podem ser melhor exploradas. “O estudo é importante nesse momento de pandemia, em que é necessário que se mantenham os investimentos, mas [aportes] assertivos, que possam ter sustentabilidade econômica. O objetivo dele no período pré, durante e pós-pandemia é direcionar em relação aos novos negócios, empresas e empreendedores”, afirma.

Segundo Rigon, apesar de cada município ter as suas peculiaridades, há pontos em comum às melhores cidades para fazer negócios, que podem ser observados. “É importante ter um ambiente favorável, ter mão de obra qualificada e uma gestão pública eficiente. Se a gente pudesse apontar três pontos específicos, são essas as características comuns às cidades melhores posicionadas”, cita.

Metodologia

Para chegar ao ranking, o estudo utiliza oito indicadores como base para todos os municípios. Eles estão atrelados ao impacto do novo coronavírus na saúde da população e na economia, além do desempenho econômico das cidades em aspectos como empregabilidade. Além disso, para cada setor, como o de serviços, por exemplo, são utilizados indicadores específicos para atribuir pontuação a cada cidade. (Brasil61)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES