Melhor hotel de Londres, Ritz , é vendido ao cunhado do emir do Qatar

O valor da transação torna o hotel, fundado em 1906 pelo hoteleiro suíço César Ritz, um dos mais caros do mundo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O empresário Abdulhadi Mana Al-Hajri, de 40 anos de idade, irmão da segunda esposa do emir do Qatar é o novo proprietário do luxuoso Hotel Ritz de Londres, segundo os registos prediais citados pela imprensa britânica.

A operação foi realizada no final de março através de um suposto testa-de-ferro também originário do emirado pelo valor de 800 milhões de libras (cerca de 920 milhões de euros). O valor da transação torna o hotel, fundado em 1906 pelo hoteleiro suíço César Ritz, um dos mais caros do mundo.

Na altura, os jornais britânicos especularam sobre a identidade do comprador, chegando mesmo a avançar o nome de Mozah bint Nasser Al Missned, a mãe do atual emir sheik Tamim bin Hamad al-Thani. 

Mozah, que detém vários hotéis em Paris, como Peninsula, o Buddha Bar e o Grand Intercontinental, desmentiu estar envolvida no negócio.

A operação que permitiu a compra do Ritz de Londres foi realizada através da sociedade Green Park (No1) a 25 de março, dois dias antes da sociedade de advogados Macfarlanes ter anunciado a assessoria da compra do hotel à família Barclay por um cidadão do Qatar, relatou o Finacial Times. 

A venda do Ritz, frequentado pela família real inglesa e ponto de encontro de celebridades internacionais foi uma das “novelas” mais complicadas do mundo dos negócios britânicos. Ao comprar o Ritz. Al-Hajri – que é também amigo pessoal de Imra Kahn, o primeiro-ministro do Paquistão – intrometeu-se na luta travada entre os gémeos Barclay, Frederik e David – ambos pares do Reino - , que também possuem “The Daily Telegraph”, entre outros ativos.

 Proprietários do hotel desde 1995, depois de o comprarem por 80 milhões de libras, os dois gémeos há meses que trocam graves acusações entre si. Os dois ramos familiares chegam a acusar-se de espionagem, má fé e de quererem vender ao desbarato os ativos do grupo - avaliado em mais de 8 mil milhões de libras. O caso está em tribunal e nova audiência está marcada para o início de maio.

Sir Frederik ameaçou já pôr em tribunal a restante família se o valor final da venda for inferior a mil milhões de libras, depois da última avaliação do Ritz feita pela família Barclay superar os 800 milhões de libras.

Família do Qatar tem mais imóveis do que a Rainha

 Abdulhadi Mana Al-Hajri, o novo proprietário do hotel de 156 quartos, garantiu entretanto que vai manter todos os postos de trabalho e a integralidade dos salários dos funcionários enquanto o hotel estiver encerrado devido à pandemia, adiantou o Daily Mail. O diário londrino recorda que a família do emir do Qatar escolheu Londres como segunda residência e que é proprietária de mais imóveis na capital do que a Rainha Isabel.

No seu portefólio, encontram-se os célebres armazéns Harrods, o London Shard, o edifício mais alto de Londres e Canary Wharf, o mega-projeto imobiliário situado nas docas de Londres, entre outros ativos.

De acordo com a BBC, o Qatar é o maior investidor individual no Reino Unido com uma carteira de ativos avaliada em mais de 44 mil milhões de euros.

 A compra do Ritz surge no momento em que os fundos soberanos dos países do Golfo estão à procura de empresas subvalorizadas pela pandemia de coronavírus. Apesar da quebra das receitas do petróleo, este fundos têm grande liquidez. Na semana passada, o fundo gerido pelo herdeiro saudita Mohammed bin Salman, comprou 80% do Newcastle United- clube de futebol da Primeira Liga inglesa - como parte de um acordo de 344,2 milhões de euros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES