Memorial lembra 200 anos da familia real ao Brasil

Esse evento proporcionou a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Associa??o dos Bibliotec?rios do Estado do Piau? vai organizar um encontro de comemora??o pelo reconhecimento do Curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piau?. Do evento participar?o os profissionais bibliotec?rios e os rec?m-formados da primeira turma da Uespi. O presidente Mirleno L?vio de Jesus informa que esse encontro se insere nas comemora?es previstas para toda a semana.

A Associa??o j? realizou jantar de confraterniza??o na semana passada. A partir desta segunda-feira, dia 24, ser? realizada extensa programa??o promovida pela Funda??o Cultural Zumbi dos Palmares. Ser? comemorado no evento o Bicenten?rio da chegada da Fam?lia Real e a Biblioteconomia no Piau?. Os eventos se estendem at? o dia 27.

Os organizadores lembram, atrav?s do folder, que ?a vinda da fam?lia real portuguesa para o Brasil, no in?cio do s?culo XIX, foi motivada por disputadas comerciais e pol?ticas entre ingleses e franceses. Os portugueses transferiram para a Col?nia a sede da metr?pole, evento singular, pois realizaram uma opera??o transcontinental?, registra o documento.

Esse evento proporcionou a transfer?ncia da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil trazendo um acervo de 60 mil exemplares. Em 1821, quando a fam?lia real retorna para casa leva parte desse acervo. Com a eleva??o do pa?s ? categoria de Imp?rio, a biblioteca recebe a denomina??o de Biblioteca Imperial e P?blica da Corte, sendo considerada a oitava maior do mundo. O dia 12 de mar?o foi escolhido como o Dia do Bibliotec?rio em homenagem ao bibliotec?rio Manoel Bastos Tigre.

Comemorando os 200 anos da vinda da fam?lia real para o Brasil e apresentando a hist?ria da biblioteconomia piauiense, a Biblioteca J?lio Rom?o, do Col?gio Dom Barreto, apresenta uma s?rie de confer?ncias com a tem?tica: Bicenten?rio da chegada da fam?lia real e da biblioteconomia no Piau?.

A programa??o come?a no dia 24, com solenidade de abertura com a presen?a de v?rias autoridades: S?nia Terra, presidente da Fundac; Gilvano Quadros, coordenador do Memorial Zumbi dos Palmares; Mirleno L?vio de Jesus, presidente da Associa??o dos Bibliotec?rios do Estado do Piau?; M?nica Cordulino da Silva, delegada do Conselho Regional de Biblioteconomia -3; Regina Maria Pereira da Silva, coordenadora do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Estadual do Piau?; Gleydson dos Santos Rodrigues, diretor da Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho; Geraldo Batista de Moura Filho, diretor da Biblioteca Jornalista Carlos Castello Branco - Universidade Federal; Francisco Etevaldo de Oliveira, diretor da Biblioteca Abdias Neves - Prefeitura de Teresina; Solange Hiller Herthz Santos Bezerra, coordenadora da Biblioteca J?lio Rom?o - Memorial Zumbi dos Palmares.

Nos dias 25, 26 e 27 acontecer?o palestras sobre o Bicenten?rio da chegada da Fam?lia Real ao Brasil; Conhecendo Nossa Bibliotecas: fatores que condicionam o uso da biblioteca p?blica municipal Abdias Neves por estudantes do Ensino M?dio; desempenho teatral, Conhecendo nossas institui?es: Abep e CRB, al?m de outras confer?ncias igualmente submetidas ao mesmo tem?rio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES