“Mendigo gato” recebe convite para desfilar no Fashion Rio

O convite foi confirmado pela mãe de Rafael, Edith Claurence da Silva

Rafael, a família e a clínica decidiram negar o convite ( | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O jovem Rafael Nunes, de 30 anos, conhecido como ?mendigo gato de Curitiba?, que está internado em uma clínica terapêutica em Araçoiaba da Serra (SP) para tratamento de dependência de drogas, recebeu uma proposta de uma marca famosa de roupas para desfilar no evento de moda ?Fashion Rio?.

O convite foi confirmado pela mãe de Rafael, Edith Claurence da Silva. ?Decidimos em conjunto com a clínica em não aceitar para não prejudicar o tratamento?. O modelo, ainda segundo a mãe, concordou que não é o momento para voltar ao trabalho.

De acordo a psicóloga e responsável pelo setor terapêutico da clínica, Ana Leda Bella Gonçalves, ainda é cedo para participar do evento.

?Primeiro, temos que tratar a dependência dele. Se ele se expor agora, vai atrapalhar o plano terapêutico. Optamos, junto com a família, em recusar para não atrapalhar o cronograma?, ressalta a psicóloga.

Edith comenta que o filho trabalhou como modelo por cerca de 2,5 anos. "Faz uns sete anos que ele deixou a carreira". Ela conta que ele estava morando nas ruas há um ano.

Ana Leda lembra que o tratamento de Rafael deve durar oito meses. ?Ele está consciente. O tratamento vai reorganizar o cognitivo dele. Só para desintoxicação física deve levar 90 dias?, relata.

A psicóloga informa que Rafael passou por outra bateria de exames nesta segunda-feira. Na semana passada, ele também fez outros exames, mas os resultados devem levar alguns dias para sair.

A grife que convidou o modelo Rafael Nunes não foi divulgada.O Fashion Rio será realizado entre os dias 7 e 9 de novembro.

Visita da família

Ana Leda explica que uma das etapas do tratamento é a visita da família. "O encontro com os parentes faz parte do tratamento. A família ajuda", diz Ana Leda, mas ressalta que a família também deve passar por acompanhamento. "Eles precisam estar preparados para ver a pessoa durante o tratamento".

Ela conta que as visitas são assistidas e que a família deve passar por grupos de apoio. A terapêuta informa que ainda não há data para a visita. "Mas deve acontecer em breve".

A mãe de Rafael diz que está aguardando um contato do centro terapêutico para fazer a visita. "Estamos ansiosos, mas entendemos que tem o momento certo. Não podemos atrapalhar o tratamento".

Ana Leda ressalta que, apesar de Rafael Nunes ter ganhado notoriedade, ele tem os mesmos direitos e deveres que todos os outros pacientes.

?Na semana passada, ele foi almoçar em uma churrascaria, após ter ido a uma clínica em Sorocaba (SP) para fazer exames, e isso acabou dando repercussão. Mas isso não foi feito só com ele. Sempre fazemos essas ações com os pacientes. Isso é uma forma de ressocialização. Não foi feito só com Rafael, porque ficou famoso?, conta.

Entenda o caso

A história de Rafael Nunes ganhou notoriedade após uma mulher publicar uma foto do ex-modelo em uma rede social.

Na foto, Rafael aparece enrolado em um cobertor. Ela contou em sua página que o jovem a abordou no local e pediu para ser fotografado, porque queria ficar famoso "na rádio".

A foto teve grande repercussão no Brasil e na Europa, quando um jornal britânico repercutiu o caso por lá. Logo, o rapaz foi apelidado de "mendigo gato de Curitiba". Descobriu-se, depois, que Rafael já havia seguido a carreira de modelo, mas tinha se afundado nas drogas e vivia nas ruas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES