Menina argentina que caiu em vão do aeroporto deixa CTI de hospital público

Camila Palácios, de 3 anos, caiu de altura de 7 metros em vão no 2º andar.

Menina argentina que caiu no Galeão | Reprodução/TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A menina argentina Camila Palacios, de 3 anos, que caiu de um vão no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, no sábado (4), deixou o Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, Zona Sul do Rio, na quarta-feira (8). Ela foi levada para uma unidade intermediária, e seu estado de saúde vem melhorando, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o hospital, ainda não há previsão de alta.

Na segunda-feira (6), o Procon autuou a Infraero durante uma operação realizada no aeroporto. A ação fiscalizou a prestação de serviços aos usuários e as condições de segurança no local. Os agentes encontraram outros vãos perigosos ao lado da maioria das escadas rolantes. Alguns deles tinham espaço superior a 19 centímetros, o que poderia ser ultrapassado até por um adulto.

Pais voltam a depor

Os pais de Camila voltaram a depor na Delegacia do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Dairj), assim como todas as testemunhas do acidente. O motivo da nova convocação não foi divulgada pela Polícia Civil.

Acidente

O acidente ocorreu por volta das 17h de sábado, no momento em que a menina brincava com dois irmãos em uma área próxima da escada rolante no segundo andar do Terminal 2. A largura do vão entre o final do guarda-corpo e a lateral da escada rolante está fora dos padrões estipulados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, de acordo com a Sociedade de Engenharia de Segurança (Sobes) do Estado do Rio de Janeiro.

Na segunda-feira, o presidente da Sobes do Rio, Robson Santos Barradas, esteve no Galeão, a convite do G1, e afirmou que a largura máxima permitida para o vão é de 12 cm, mas no local, onde houve a queda da garota argentina, o espaço tem 18,5 cm de largura ? 6,5 cm a mais que o indicado.

"Seis centímetros e meio é muita coisa, fácil de passar uma criança de até 6 anos", disse o engenheiro, que mediu alguns vãos do terminal.

Procurada pelo G1, a Infraero, no entanto, garantiu que todos os seus aeroportos seguem as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e afirmou que o vão de onde a menina caiu não apresentava nenhuma irregularidade.

De acordo com Fábio Domingos, diretor do Procon-RJ, mesmo tendo se pronunciado, a Infraero será autuada por falta de oferecimento de segurança. A multa pode variar entre R$ 480 e R$ 7 milhões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES