Menino que caiu em poço é encontrado morto na Espanha

Julen Roselló foi resgatado sem vida na madrugada deste sábado (26), após 13 dias de operação. Equipes de resgate perfuraram túnel paralelo ao poço em que o garoto caiu.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Equipes de resgate localizaram na madrugada deste sábado (26) o corpo do menino Julen Roselló, de 2 anos, que caiu em um poço em Totalán, no sul da Espanha, há quase duas semanas. O caso provocou comoção nacional no país.

Segundo as autoridades, Julen foi encontrado sem vida no fundo do poço de 25 centímetros de diâmetro e 107 metros de profundidade.

"Lamentavelmente, às 1h25 desta madrugada, as equipes de resgate chegaram ao ponto do poço onde procuravam Julen e encontraram seu corpo sem vida", escreveu no Twitter um funcionário do governo da Andaluzia, Alfonso Gómez de Celis.

Uma Comissão Judicial foi ativada para investigar o que aconteceu. O prefeito de Málaga, Francisco de la Torre, anunciou luto oficial na cidade pela morte de Julen.

O resgate era considerado o mais complexo da história da Espanha. Dezenas de máquinas, brocas e tratores foram usados para remover 83 mil metros cúbicos de terra para cavar um poço paralelo para chegar ao fundo do túnel.

Os mineiros começaram a descer na quinta-feira (24) por uma estrutura metálica para escavar outro túnel horizontal de quatro metros para atingir o buraco onde estava a criança.

Também participaram dos trabalhos uma equipe de agentes civis especializados em bombas. Não se sabia se o menino estava vivo, e as autoridades tentaram até o final, mantendo as esperanças.

Pais de Julen Roselló, José Roselló y Victoria García, participam de vigília na última quinta-feira (24) em Totalan, na Espanha — Foto: Alex Zea/Europa Press via AP

Minutos antes da notícia ser divulgada, na casa onde estiveram hospedados por vários dias, os pais da criança passaram por momentos de tensão e ouviram gritos de "de novo não!, De novo não!". Possivelmente em referência ao outro filho, de 3 anos, irmão mais velho de Julen, que o casal perdeu há alguns anos.

Para esclarecer as circunstâncias da queda, em um poço que precisava de sinalização, a Guarda Civil interrogou os pais, o dono do terreno e os responsáveis pelas prospecção do buraco.

O carro funerário, que previsivelmente transporta os restos mortais do pequeno Julen, deixou o local por volta das 4h (hora local). Quase simultaneamente, as equipes que participaram do resgate também deixaram a área de trabalho, incluindo os oito mineiros que por mais de 30 horas procuraram a criança.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES