Meninos também receberão vacina contra HPV

A meta da Secretaria de Estado da Saúde é atingir 80% de cobertura

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vacina contra o HPV agora inclui os meninos na faixa etária de 12 a 13 anos e homens vivendo com HIV, de 19 a 26 anos. O esquema de vacinação será o mesmo adotado para as meninas, de duas doses, com intervalo de seis meses, e para os meninos e homes que convivem com HIV de três doses, com intervalo de dois meses, entre a primeira e a segunda e de seis meses para a terceira.

O objetivo da vacinação para os meninos, segundo Kássia Barros, coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, é prevenir os cânceres de pênis.

“Além disso, por serem os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, ao receberem a vacina, os meninos estarão colaborando com a redução da incidência do câncer do colo do útero e da vulva, que infelizmente vem crescendo e vitimando as mulheres”.

Outro benefício citado por Kássia Barros é proteger contra verrugas genitais em ambos os sexos. “A vacinação contra o HPV já foi iniciada, porque é uma vacina de rotina para meninas, só que agora os meninos também poderão ser imunizados”, disse.

No Piauí, todos os postos de vacinação já dispõem da vacina contra HPV. A meta da Secretaria de Estado da Saúde é atingir 80% de cobertura vacinal em todo o Piauí.

“Então, pedimos aos pais e responsáveis que levem seus filhos para serem vacinados e dessa forma protegerem a si e estarão protegendo, também, as meninas”, concluiu a coordenadora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES