Mensalão: STF define hoje primeiros reús

Mensalão: STF define hoje primeiros reús

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) devem definir nesta sexta-feira (24) os primeiros r?us do caso mensal?o.

Desde quarta (22), o Supremo avalia se aceita a den?ncia da Procuradoria-geral da Rep?blica contra 40 acusados de envolvimento no esquema do mensal?o, que supostamente utilizava verba p?blica para comprar votos de deputados.

O julgamento do caso ser? retomado nesta sexta a partir das 10h. Na quinta, tr?s ministros votaram pela abertura de processo criminal contra quatro diretores do Banco Rural. Sete ministros ainda apresentar?o seu voto.

O ministro Joaquim Barbosa, relator do inqu?rito, decidiu proferir o voto por itens, seguindo a estrutura??o da den?ncia, que foi escrita em blocos. Na sess?o da quinta, ele examinou o item n?mero 5 da den?ncia, referente ao crime de gest?o fraudulenta de institui??o financeira imputado aos dirigentes do Banco Rural.

Os votos

Para o ministro Joaquim Barbosa, os dirigentes do banco K?tia Rabello, Jos? Roberto Salgado, Ayanna Ten?rio e Vin?cius Samarane devem ser processados pelo crime de gest?o fraudulenta de institui??o financeira.

O ministro Marco Aur?lio Mello votou de acordo com o ministro relator. No entanto, deixou em aberto o tipo de crime pelo qual eles devem ser processados, se gest?o fraudulenta ou gest?o temer?ria.

Antes do encerramento da sess?o, o ministro Cezar Peluso deu seu voto, acompanhando o relator do inqu?rito, e acolheu a den?ncia contra os quatro dirigentes do Banco Rural.

"N?o vejo neste caso necessidade de individualizar condutas. O que importa ? que fatos globais implicam a acusa??o de gest?o fraudulenta", disse Peluso.

Sess?o

A sess?o foi interrompida para que alguns ministros do STF pudessem participar de sess?o no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O STF reservou suas sess?es at? esta sexta para o caso, mas a presidente do Supremo, Ellen Gracie, j? disse que, se a quest?o n?o for resolvida nesta semana, haver? sess?o especial na segunda-feira (27).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES