Mercado de alimentação saudável está em crescimento em Teresina

É preciso ficar atento à qualidade do serviço

Comida saudável | Divulgação / Paula Daniele
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Trabalhar no setor da alimentação requer inúmeros cuidados para conseguir se firmar no mercado. Além da qualidade dos alimentos que são comercializados, aqueles que decidem investir nessa área precisam estar atentos para diferenciais do mercado, uma vez que é crescente o número de empreendimentos nesse ramo. Pensando nisso, a exploração de um tipo de alimentação se tornou algo comum que ajuda os setores a se diferenciarem e o público a encontrar maior diversidade nas suas opções.

O setor de alimentação saudável é um dos exemplos dessa ramificação da indústria alimentícia. A correria do dia a dia faz com que muitas pessoas precisem se utilizar de restaurantes ou outros fornecedores de comidas para poderem manter-se bem alimentados durante seus afazeres. Pensando nisso, a ideia de fornecer uma alimentação não somente para saciar a fome, mas também equilibrada e respeitando indicações nutricionais vem ganhando cada vez mais espaço.

Divulgação / Paula Daniele

Para ajudar ainda mais os investimentos nessa área, aqui em Teresina, as pessoas que decidiram investir no setor veem um potencial que ainda pode se expandir muito além da realidade de hoje. Teresinha Ferrer trabalha com a parte nutricional de um dos negócios de delivery de alimentos saudáveis e fala que, ao observar as pessoas tendo mais cuidados em selecionar os componentes da sua alimentação, a ideia de iniciar um projeto para se trabalhar com essa questão de alimentação saudável foi posta em prática.

“Nós estamos atuando desde outubro de 2018 e o que percebemos hoje é que o setor está apresentando um crescimento constante, sem sinais de retrocesso. Por enquanto, como começamos recentemente, ainda trabalhamos com uma margem de lucro pequena, mas tudo indica que ela logo começará a aumentar”, fala Teresinha.

Ela aponta também que o perfil das pessoas que procuram o serviço é bem variado, mas ao mesmo tempo segue uma mesma motivação. “Hoje a maioria das pessoas que nos procura vem em busca de melhorar a sua qualidade de alimentação, é um grupo formado por pessoas que frequentam academia, já tiveram problemas de saúde e hoje procuram manter níveis normais de colesterol e glicose, pessoas preocupadas em manter um bom funcionamento do organismo, gestantes. É uma variedade muito grande de perfis”, afirma.

Sem clichê

Para se diferenciar no mercado, Teresinha aposta ainda que os negócios precisam fugir dos clichês e se concentrar em fornecer aquilo que propõem com uma qualidade superior às demais encontradas no mercado. “Respeitamos a máxima de que, na nutrição, os excessos são tão prejudiciais quanto as carências, temos como meta seguir as orientações científicas do que deve ser uma preparação alimentar saudável. Nutrientes balanceados, sem carências e sem excessos, tendo valor calórico controlado. Fazemos comida de forma responsável, usando temperos naturais, na medida certa, para termos um sabor bem atraente”.

Ela destaca ainda que a presença de um grande número de opções desse ramo ajuda as pessoas a se livrarem da dependência do mercado tradicional de alimentos, que muitas vezes não tem tantos cuidados no fator nutricional.

É preciso estar atento à qualidade do serviço

Tatiany Marinho Viana também trabalha nesse setor de alimentação saudável em Teresina. Ela está indo para o seu 5° ano neste mercado e fala que é uma área que tem sim potencial para ser explorado e pode evoluir bastante na capital piauiense. No entanto, ela fala que aqueles que decidirem investir no setor precisam estar atentos e entender que pode levar um tempo para conseguir seu público. “O público local ainda está focado em outro tipo de alimentação, baseada em lanches”.

Por outro lado, ela explica que hoje já há um número significativo de pessoas focadas em ter uma alimentação saudável. Grande parte dos usuários do seu serviço, assim como os de muitos outros deliverys de comida saudável, acreditam que uma melhor qualidade de vida começa a partir de uma alimentação equilibrada. “A busca por uma vida melhor tem feito muitas pessoas mudarem seus hábitos, e estas pessoas configuram grande parte do nosso público, mas também existem aqueles que aderem aos nossos serviços para seguir a moda de alimentação saudável”.

Divulgação / Paula Daniele

Tatiany chama atenção para os cuidados que as pessoas devem ter ao buscar esse tipo de serviço, já que alguns negócios podem oferecer uma alimentação saudável, mas de fato não trabalham com produtos que sejam saudáveis. “Nós já captamos vários clientes que falaram que tentaram em outros locais mas não viram os resultados que esperavam ao mudar para uma suposta alimentação de melhor qualidade. É preciso ficar atenta a essas questões de qualidade do serviço”.

Para finalizar, Tatiany dá uma dica para aquelas pessoas que pensam em começar a trabalhar com a produção de uma alimentação saudável. “Eu pessoalmente comecei a produzir alimentos saudáveis em causa própria, já que eu sempre sofria com as limitações de uma alimentação saudável, principalmente quando estava na rua. Eu imaginei então que essa dificuldade não é só minha então decidi iniciar meu negócio, é preciso entender que tem um público lá fora procurando um serviço de qualidade. Primeiramente, mostre a elas que alimentação saudável não precisa ser entediante e muito menos sem sabor, existe um universo de possibilidades e de receitas saborosas, mostrar isso para elas com certeza vai te diferenciar no mercado”, fala Tatiany Marinho.

Alimentação saudável ajuda a ter mais saúde

E não são somente os empreendedores que falam bem desse estilo de negócio. Bárbara Cristina Alves da Costa se utiliza deste tipo de serviço há 4 anos e fala que a sua motivação para começar a valorizar uma alimentação mais saudável foi a insatisfação não só com o corpo, mas com a indisposição, mal humor, e outras consequências de uma alimentação ruim.

“Quando sai da universidade e comecei a trabalhar, minha rotina mudou muito, a alimentação ruim e muito estresse me fizeram ganhar 20 kg em pouco tempo. Convivi com esse excesso de peso por um bom tempo, estava insatisfeita, mas sem enxergar uma forma de melhorar, pois na época as dietas eram muito rígidas e sem muita criatividade. Era um conjunto de fatores que me impediam de mudar minha vida. Até que comecei uma dieta através de uma clínica de estética, um mês, quase zero carboidrato. Emagreci uns 4 kg mas não estava feliz não, pois é triste viver sem frutas, por exemplo. Então optei por ir a uma nutricionista, e iniciei uma reeducação alimentar”, conta Bárbara.

Divulgação / Paula Daniele

Ela conta que a nutricionista foi quem a apresentou para os empreendimentos focados em fornecer uma alimentação saudável e que os bons resultados que ela colheu com essa escolha de mudar sua alimentação a fizeram manter-se junto ao empreendimento da Tatiany.

Ela aposta ainda que o setor deve crescer muito mais à medida que a própria população se conscientize que uma alimentação saudável só traz benefícios para a pessoa. “Não existem desvantagens, fora que é um investimento, porque o consumidor adoece menos, vive mais feliz, sem exageros. Acredito que se as pessoas mudassem sua forma de ver a alimentação saudável os restaurantes investiriam mais nesse tipo de serviço”, fala Bárbara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES