Mercado de trabalho: Águas de Teresina recebe novos trainees

Ao longo de duas semanas, os trainees Adriana Cardoso e Bernardo Araújo participaram de treinamentos e vivenciaram experiências práticas em todos os setores da concessionária piauiense

Trainee da Águas de Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois jovens que fazem parte do Programa Trainee 2021 da Aegea, holding da qual a Águas de Teresina faz parte, concluíram esta semana o processo de imersão em todos os setores da concessionária piauiense, onde puderam conhecer os trabalhos desenvolvidos pelas equipes locais. Na oportunidade, os trainees conheceram de perto a dedicação de cada profissional para manter, em pleno funcionamento, os sistemas de abastecimento de água tratada, bem como a coleta e tratamento de esgoto da cidade de Teresina. 

Ao longo de duas semanas, os trainees Adriana Cardoso e Bernardo Araújo participaram de treinamentos e vivenciaram experiências práticas nas Estações de Tratamento de Água Sul e Norte, nas Estações de Tratamento de Esgoto Leste e Pirajá e também nas Elevatórias, além da visita aos setores administrativo, comercial, jurídico e de serviços da empresa. Paralelo a esse processo, também participaram de cursos na Academia Aegea, plataforma de ensino on-line da empresa, com foco nos temas de saneamento básico. 

Adriana Cardoso e Bernardo Araújo concluíram o processo de imersão em todos os setores da Águas de Teresina | FOTO: Divulgação

O Programa Trainee recrutou jovens recém-formados de todo o país para um programa intensivo de 18 meses de desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais para compor o quadro de liderança da empresa. São jovens, com formação nos cursos de Engenharias, Matemática, Estatística, Ciências Econômicas, Sistemas da Informação, Ciências da Computação e Análise de Sistemas, que no decorrer do programa, podem ser transferidos para atuar em qualquer uma das regiões onde a Aegea está presente, permitindo que os trainees identifiquem as realidades e desafios de cada concessão.

Adriana destaca que tem sido uma experiência de muito aprendizado e crescimento profissional. “A vivência tem sido incrível, pois como trainee, tenho tido a oportunidade de conhecer todo o trabalho realizado para que a empresa entregue bons resultados e quais desafios são enfrentados nesse percurso. Além disso, o mais importante ao entrar para o grupo é saber que trabalhamos para levar dignidade para as famílias e que de nada vale nosso esforço se não tivermos respeito pela comunidade, pela cidade em que atuamos e pelo meio ambiente. Isso é o que nos motiva a ser além da conta”, ressaltou a jovem que é formada em engenharia química.

Grande oportunidade

Para Bernardo, que é engenheiro mecânico, está sendo uma oportunidade incrível. “Estes dias como trainee estão sendo inovadores, com aprendizados totalmente diferentes, pois vim do ramo do petróleo. Começar a trabalhar com o saneamento está sendo um desafio. Algo que me move em querer fazer o melhor. Estou muito feliz com o aprendizado e com a receptividade de todos os colaboradores de Teresina, que me receberam de braços abertos e estiveram sempre dispostos a ensinar e tirar todas as dúvidas sobre o saneamento básico de uma capital”, relatou o jovem.

“Participar da preparação de jovens talentos para atuar em uma área que vem crescendo e com grandes desafios é bastante satisfatório. Estamos em plena expansão e o programa de trainee da Aegea ajuda a criar um alicerce de eficiência, diversidade, aprendizado contínuo e inovação, para que possamos, juntos, reverter o déficit de saneamento básico do país. Teresina já está no caminho certo, pois com o contrato de subconcessão já atende a todos os critérios do novo marco legal do saneamento”, concluiu Jacy Prado, diretor-presidente da Águas de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES