Mercados movimentam economia na zona sul

Ele atrai, principalmente aos domingos, muitos teresinenses e turistas

Paixão | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Mercado da Piçarra, localizado na zona Sul de Teresina, comporta a diversidade da culinária nordestina. Ele atrai, principalmente aos domingos, muitos teresinenses e turistas que desfrutam dos mais tradicionais pratos. Mão de vaca, sarapatel, panelada, cuscuz e galinha caipira são alguns dos sucessos que movimentam a economia no local, que possui mais de 20 boxes na área da alimentação.

O Mercado fica aberto durante toda a semana e também aos feriados. A partir das quatro horas da manhã, Maria Paixão Lopes da Silva, cozinheira, já começa a atender os primeiros clientes. Ela trabalha há 36 anos no Mercado da Piçarra e garante a importância e o valor do patrimônio histórico e cultural de Teresina. “O Mercado é uma mãe para mim e para muita gente que trabalha nele. Criei meus filhos e netos e tudo que eu tenho partiu daqui”, relata.

José Alves Filho

Já no início da manhã, o coronel Wagner Torres, que frequenta o local duas vezes por mês, levou a esposa e um casal de amigos pernambucanos para conhecer o tempero do local. “É uma culinária excelente. A comida é muito boa e é sempre um prazer frequentar o Mercado”, expressa o coronel.

Além de comidas mais elaboradas, o bolo frito, cuscuz com ovo e café quentinho também são bem solicitados pela população. “Apareço por aqui sempre. Às vezes a gente fica atrelado a outros restaurantes e acaba não dando valor ao que a gente tem de melhor, a nossa típica comida nordestina”, disse Danilo Lustosa, médico.

Outro mercado bastante frequentado na zona Sul é o do bairro Parque Piauí. No local são 26 permissionários na Praça de Alimentação, 50 no setor de carnes, 10 na venda de vísceras e 28 de cereais e verduras. Localizado na Avenida Marechal Juarez Távora, principal avenida do bairro, é um polo comercial da zona Sul de Teresina, especialmente para todos os bairros que ficam até o limite do bairro Tabuleta.

Mara Silva, proprietária de uma loja de roupas, está há  sete meses no mercado e já tem boas perspectivas para firmar seu negócio. “Aqui é bem intenso, corrido, e por isso sempre procuramos nos destacar no mercado”, disse a empresária.

Nas variedades, Celsa Pinheira participa de um negócio em família que acompanha o crescimento do mercado. “No final de semana é muito bom, principalmente no domingo, já que os moradores não precisam ficar dependendo de ônibus para comprar alguma coisa que está em falta”, explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES