Mercedes apresenta caminhão elétrico capaz de rodar 500 quilômetros

O novo modelo da marca tem capacidade para transportar 42 toneladas (incluindo seu peso). A autonomia é de até 500 quilômetros, segundo a empresa

Mercedes apresenta caminhão elétrico capaz de rodar 500 quilômetros | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

EDUARDO SODRÉ

HANNOVER, ALEMANHA (FOLHAPRESS)

A Daimler Truck vai entrar no mercado de caminhões elétricos de alta autonomia. O Mercedes e-Actros Long Haul está sendo apresentado no Salão de Hannover, na Alemanha. É a maior feira de transporte do mundo.

O evento, que volta a ocorrer após o cancelamento da edição 2020 devido à pandemia de Covid-19, estará aberto ao público entre os dias 20 e 25 de setembro.

O novo modelo da marca tem capacidade para transportar 42 toneladas (incluindo seu peso). A autonomia é de até 500 quilômetros, segundo a empresa. O início da produção está previsto para 2024.

Em comparação, o e-Actros disponível hoje tem menor capacidade de carga e pode rodar até 300 km.

A montadora afirma que as baterias do Long Haul podem ir dos 20% aos 80% de carga em 30 minutos, desde que o caminhão seja plugado a carregadores de alta potência.

Mercedes apresenta caminhão elétrico capaz de rodar 500 quilômetros - Foto: Divulgação

A rede de recarga está sendo estabelecida por meio de parceria entre os grupos Daimler Truck, Traton (Volkswagen e Scania) e Volvo.

O caminhão elétrico da Mercedes já foi concebido para utilizar esse tipo de energia, tendo uma plataforma exclusiva. As baterias são espalhadas pelo chassi, para aproveitar ao máximo o espaço para carga.

O problema está no peso do conjunto de acumuladores, estimado em duas toneladas. Para contornar esse problema, a empresa tenta mudar os limites máximos de peso transportado na Europa.

Além do e-Actros, o grupo Daimler Truck apresenta caminhões movidos a pilha de hidrogênio, além do modelo compacto e-Canter, que traz a marca Mitsubishi.

Toda essa estratégia passa pelo processo de desverticalização da empresa, que começa a utilizar mais componentes de fornecedores, em vez de concentrar todas as etapas de manufatura.

Esse movimento, conciliado a prejuízos acumulados no setor de veículos leves, resultou em uma onda de demissões no Brasil, com 3.600 cortes em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo).

Desde fevereiro deste ano, a empresa passou a se chamar Mercedes-Benz Group AG (antes era Daimler Group AG). A unidade de caminhões foi rebatizada como Daimler Truck -uma empresa independente, com ações na bolsa de Frankfurt.

SCANIA EXIBE EVOLUÇÃO DOS CAMINHÕES MOVIDOS A GÁS RENOVÁVEL

A Scania reforça a aposta no gás de origem renovável para mover seus caminhões. A empresa sueca apresenta no Salão de Hannover a evolução de seus motores de 13 litros a biometano.

As novas opções podem ter 420 cv ou 460 cv de potência, com foco no transporte rodoviário de cargas. A fabricante afirma que o uso dessa tecnologia reduz em 90% as emissões de CO2 quando considerado o ciclo do poço à roda.

Esse método calcula a pegada de carbono desde a geração do combustível até o que é emitido pelo veículo em movimento.

O biometano pode ser obtido por meio do processamento do lixo em aterros sanitários ou a partir de dejetos gerados em fazendas.

O abastecimento ocorre da mesma forma que os veículos movidos a GNV (gás natural veicular), que tem origem fóssil.

A Scania já comercializava caminhões a gás no Brasil. A nova geração de motores deve aumentar a eficiência dos veículos de carga, permitindo autonomia maior.

A montadora exibe também modelos elétricos para uso urbano. A proposta está na oferta de serviços como coleta de lixo e transporte intermunicipal de mercadorias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES