Mercedes-Benz fecha fábrica de SP e deixa de fazer carros no Brasil

A empresa afirmou que a decisão foi tomada pela matriz e levou em consideração diversos fatores, incluindo “a situação atual” do mercado brasileiro. Atualmente, a fábrica conta com 370 colaboradores.

Planta no interior paulista fazia Classe C e GLA | Imagem: Murilo Góes/UOL
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Mercedes-Benz decidiu encerrar a produção de automóveis na fábrica de Iracemápolis (SP). Inaugurada em março de 2016, ela era responsável pela produção dos modelos Classe C e GLA. 

A empresa afirmou que a decisão foi tomada pela matriz e levou em consideração diversos fatores, incluindo "a situação atual" do mercado brasileiro. Atualmente, a fábrica conta com 370 colaboradores. De acordo com a Mercedes, a empresa "irá buscar alternativas para os empregados, incluindo a possibilidade de um programa de demissão voluntária e outras possibilidades que serão avaliadas em um futuro próximo".

Planta no interior paulista fazia Classe C e GLA - Imagem: Murilo Góes/UOL

"A situação econômica no Brasil tem sido difícil por muitos anos e se agravou devido à pandemia da Covid-19, causando uma queda significativa nas vendas de automóveis premium. Ao longo do nosso processo de transformação, continuamos a reestruturar a nossa rede de produção global. Aumentar nossa eficiência, otimizando a nossa capacidade de utilização é um facilitador importante. Por isso, decidimos encerrar a produção de automóveis premium no Brasil", afirma Jörg Burzer, Membro do Board da Mercedes-Benz AG, Produção e Cadeia de Suprimentos:Jörg Burzer, Membro do Board da Mercedes-Benz AG, Produção e Cadeia de Suprimentos:

Assim, a montadora mantém apenas duas fábricas no país: a de São Bernardo do Campo (SP), responsável por fazer caminhões e chassis de ônibus, e a de Juiz de Fora (MG), onde são feitas cabinas de caminhões. 

Importante lembrar que a planta mineira foi inaugurada em 1998 para produzir automóveis - no caso, a primeira geração do controverso Classe A. Outros modelos também foram produzidos lá após o fim da produção do monovolume, como o Classe C e o CLC.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES