Mês de outubro poderá ser o mais crítico para ocorrência de queimadas no Piauí

As informações estão no boletim de informações climáticas numa previsão de consenso entre o Inpe

Mês de outubro poderá ser o mais crítico para ocorrência de queimadas no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O m?s de outubro poder? ser o mais cr?tico do trimestre OND - outubro, novembo, dezembro, especialmente no Norte da regi?o Nordeste e no Leste da regi?o Norte, devido ?s queimadas de origem antr?pica. No Leste do Piau?, Par? e Maranh?o e no Leste da Bahia, em particular, as queimadas poder?o ser intensas. J? nas regi?es Centro-Oeste e Sudeste, as queimadas tendem a diminuir de intensidade neste m?s.

As informa?es est?o no boletim de informa?es clim?ticas numa previs?o de consenso entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Centro de Previs?o de Tempo e Estudos Clim?ticos (CPTEC) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ?rg?os oficiais do Governo Federal. A previs?o ? de primavera com temperaturas elevadas no Centro-Sul do Brasil.

Distribu?do pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos H?dricos, atrav?s de sua ger?ncia de Hidrometeorologia, o boletim aponta que em novembro, as queimadas ainda podem ocorrer no Norte da regi?o Nordeste e no setor Leste do Par?, por?m, nas regi?es Sudeste e Centro-Oeste, costumam cessar em fun??o do per?odo chuvoso nessas ?reas. No fim do trimestre, a tend?ncia ? de diminui??o das queimadas nas regi?es Norte e Nordeste.

A tend?ncia clim?tica para a segunda quinzena do m?s de setembro e primeira quinzena do m?s de outubro de 2008 no Estado do Piau? ? a seguinte: predomin?ncia de sol com ocorr?ncia de chuvas em ?reas isoladas nas regi?es Norte, Central e Sul. O boletim informa que as temperaturas durante este per?odo flutuaram acima das normais clim?ticas com variabilidade da umidade relativa do ar abaixo da climatologia, n?o ? descartada a possibilidade de ocorr?ncia de fen?menos extremos no Estado.

Em agosto, cerca de 7.800 focos de queimadas foram detectados no pa?s, pelo sat?lite NOAA-15. Esse n?mero ficou aproximadamente 225% acima do total de focos destectados em julho passado. Os estados que apresentaram maior n?mero de queimadas foram o Par? (2.900 focos), o Mato Grosso (1.700 focos), Rond?nia (580 focos), Tocantins (470 focos) e o Amazonas (430 focos).

A compara??o com o mesmo per?odo de 2007 est? suspensa, pois, naquele ano, usava-se o sat?lite NOAA-12 e, neste ano, as detec?es de focos passaram a ser feitas atrav?s do sat?lite NOAA-15 e requerem um processo de recalibra??o para a intercompara??o entre os valores obtidos por ambos os sat?lites.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES