Mestrado da UFPI traz colunista nacional ao Piauí

Na ocasião, Cláudio Moura participa da Banca Examinadora da mestranda Samara Cristina Silva Pereira

Cláudio Moura | Colunista vai contribuir e enriquecer com a qualidade do mestrado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mestrado em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí se prepara para receber o professor Cláudio Moura e Castro, considerado referência nos estudos de políticas educacionais no Brasil.

Na ocasião, Cláudio Moura participa da Banca Examinadora da mestranda Samara Cristina Silva Pereira, cujo título da tese é ??A política de educação profissional média integrada: enterre o legal e o ??real??, que será defendida dia 14 de agosto na UFPI.

Para a orientadora do trabalho, Guiomar de Oliveira Passes, a participação de Cláudio Moura será enriquecedora e demonstra a qualidade do mestrado da instituição.

Cláudio é colunista da revista Veja desde 1996 e tem no seu currículo lattes uma extensa contribuição na área de educação. Ele é graduado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre pela Universidade Yale e doutor pela Universidade Vanderbilt.

Samara Cristina conta que sua tese, que será analisada na ocasião, é um estudo de caso das politicas públicas na educação profissional, a partir da experiência do Instituto de Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

Segundo ela, o objetivo da tese é analisar como vem ocorrendo a implantação de politicas públicas na educação profissionalizante, no sentido de trazer uma contribuição para melhoria na área.

"A tese parte do pressuposto de que a operacionalização da política pública compreende um complexo processo definido pela maneira como operadores (instituição, gestores e professores) a recebem e das expectativas e interesses que depositam em tal política, assim como pelos comportamentos e interesses daqueles que são o seu pú-blico (os alunos)", diz Samara.

Guiomar destaca que a educação média profissionalizante ganhou força principalmente com o Governo Lula, portanto cabendo uma reflexão quanto ao que foi desenvolvido até aqui.

"Acredito que Cláudio Moura será de grande importância, já que tem se dedicado à economia da educação e também tem experência com o Ensino Médio", explica.

Como é sabido, organismos internacionais têm traçado os rumos da educação na América Latina, neste sentido, Guiomar acrescenta a referência de Cláudio neste momento por se tratar de alguém que trabalhou no Banco Mundial e no Banco Interamericano de Desenvolvimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES