Meteorologia aponta que quadra chuvosa continuará acima da média no PI

Até o último dia 03 de abril, choveu mais 80 milímetro só em Parnaíba. Em Teresina, segundo a Semar, em dois dias choveu o que era esperado para todo o mês de abril na capital que são 271mm.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A previsão de chuvas mais intensas no Piauí pode se estender até a primeira quinzena de abril, é o que indica a previsão da meteorologista da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa. A grande concentração de água causou alagamentos, inundações. A elevação das águas dos Rios Poti e Parnaíba chegou a quase 10 metros vem sendo monitorado pela Defesa Civil.

"Do que observa que da região Central para o norte do estado é onde se registraram os maiores acumulados de chuvas e é exatamente a região que já vem sendo castigada por maiores chuvas A previsão é que as chuvas continuem intensas até a primeira quinzena de abril, apesar disso cidades como Parnaíba, Cajueiro da Praia, Luis Correia, Teresina e Alto Longa registraram milímetros de chuvas acima da média. Essa é, ainda, a região onde a previsão climática aponta que há mais de muitas chuvas", explica Sonia Feitosa. 

Até o último dia 03 de abril, choveu mais 80 milímetro só em Parnaíba. Em Teresina, segundo a Semar, em dois dias choveu o que era esperado para todo o mês de abril na capital que são 271mm. Também chove forte em Floriano. Em Picos até esta quinta (04) foram registrados mais de 40 mm de chuva.

A meteorologista indica que a quadra chuvosa deve se estender na região por conta do fenômeno Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que este ano está causando ainda mais o aquecimento das águas do oceano atlântico. "Normalmente as chuvas vão até maio no Estado mas a Zcit, localizada na região dos trópicos, na linha do Equador, está aquecendo muito as águas do Atlântico favorecendo a ocorrência de nuvens no hemisfério Sul", esclarece a meteorologista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES