Meteorologista alerta para o perigo da baixa umidade do ar no Piauí

Baixa umidade do ar resseca as vias aéreas e compromete a proteção natural do nariz. Isso facilita a entrada de vírus e bactérias

Sônia Feitosa | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí vem passando por uma condição climática que é caracterizada por altas temperaturas e também pela baixa umidade relativa do ar. Essa manifestação climática, geralmente provocada por massas de ar quentes e secas, afeta a saúde humana, animal e oferece riscos à vegetação.

Sônia Feitosa, metereologista da Semar Piauí - Foto: Raíssa Morais/Jornal Meio Norte

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade do ar ideal fica entre 50 e 80%. Porém, nos últimos dias a meteorologista da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), Sônia Feitosa, tem alertado para um padrão inferior até mesmo no extremo-norte do estado, que é contemplado com o litoral.

"Em Parnaíba, há dias que umidade relativa do ar está chegando a 31 ou 32%, o que também consideramos baixa", explica. Pelos padrões da OMS,  a umidade entre 20% e 30% é considerada um estado de atenção, de 12% a 20% alerta, e inferior a 12% é alerta máximo

"Quando chega em 20%, o que tem acontecido em vários municípios do Piauí, existe o perigo de ocasionar problemas de saúde nos seres humanos, animais e danos ao ambiente", ressalta Sônia.

A meteorologista acrescenta que em uma vegetação seca, há um aumento gradativo da propagação de incêndios, já que a baixa umidade informa que a concentração de vapor de água no ar está em nível crítico

"É como se qualquer folhinha seca na superfície do solo funcionasse como combustível e qualquer faísca de fogo pode gerar um incêndio de grandes proporções", salienta.

O descarte irregular de pontas de cigarro, fósforo, a ação criminosa de atear fogo em terrenos baldios e queimadas para agricultura são fatores que podem gerar ainda mais danos com o tempo seco.  "Na atual época, aumenta também o índice de radiação ultravioleta, que provoca queimaduras na pele e ainda pode ocasionar câncer de pele.Também para o bem da saúde, é necessário ingerir líquidos, evitar a exposição solar entre 10h e 16:30", informou.

Teresina tem registrado estado de atenção

De acordo com Sônia Feitosa, Teresina está com a umidade relativa do ar baixa, mas ainda assim está acima dos demais municípios do interior do estado, em especial da região sudoeste, que está chegando a valores de 13%.

"Em Teresina,  diariamente estamos entre 21% e 22%, isto é, em estado de atenção", informou. Ontem (14), todo o Piauí ficou vulnerável à baixa umidade do ar e essa condição deve persistir nos próximos dias.

"No decorrer de todo esse mês é essa, baixa umidade e alta temperatura. Para aliviar, durante a noite é necessário umidificar os ambientes com toalhas molhadas e baldes com água para aliviar os sintomas que afetam a saúde", frisa Sônia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES