Meteorologista explica possíveis impactos da nuvem de poeira no MA

Segundo Hallam Cerqueira, do núcleo de meteorologia da UEMA, impactos devem ser leves e fenômeno pode provocar mudanças na cor do céu do litoral maranhense.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A nuvem de poeira "Godzilla" que viajou 10 km do deserto do Saara e chegou em parte da América do Norte e Central na quarta-feira (25), não deve provocar uma tempestade de areia no Maranhão, caso chegue ao litoral do estado.

Segundo Hallam Cerqueira, do núcleo de meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o fenômeno que é comum no planeta, não deve alcançar a superfície atmosférica do estado, mas pode alterar a coloração do céu do litoral maranhense.

"Estão circulando imagens de tempestades, isso ocorre muito em regiões próximas de desertos e em cidades que estão próximas a desertos. Por isso, esse tipo de tempestade não acontece aqui. Então é uma fake news mostrar que esse tipo de tempestade de areia pode acontecer aqui na nossa região por conta do transporte de areia do deserto. O que a gente pode observar aqui é que a coloração do céu, que é o que basicamente pode afetar a nossa condição aqui na região", explicou o meteorologista.

O meteorologista afirmou que não há previsão para a chegada do fenômeno no estado. Hallam Cerqueira explicou, que apesar dos danos causados na qualidade do ar, a areia que vem do Saara também apresenta benefícios para a natureza e serve como fertilizante para a Floresta Amazônica.

"É importante a gente salientar que esse é um fenômeno bastante comum de acontecer e inclusive, a areia que vem do deserto é um bom fertilizante para a floresta Amazônica e há muitos anos acontece. Só que há anos que esse transporte ele vai ficando mais intenso e muito por conta do verão naquela região da Europa e da África, que esse ano o verão está muito intenso", disse Hallam.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES