Meu filho teve medo, diz mãe de promotor

Meu filho teve medo, diz mãe de promotor

Meu filho teve medo, diz mãe de promotor | Folha de S.Paulo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

M?e do promotor Thales Schoedl, que alega leg?tima defesa para ter matado o atleta Diego Modanez na Riviera de S?o Louren?o, em 2004, a professora Eurydice Schoedl, 53, segura firme a m?o do rep?rter. "Fa?a essa mat?ria com carinho. J? disseram muitas coisas erradas a respeito do Thales."

Seus olhos est?o marejados. Ela havia acabado de dar a entrevista ? Folha, na qual criticou a imprensa, o procurador-geral de Justi?a de S?o Paulo, Rodrigo Pinho, e declara?es de familiares de Diego e de Felipe Siqueira Cunha de Souza, que tamb?m foi baleado na ocasi?o, mas sobreviveu.

Eurydice, que tamb?m ? m?e de um m?dico e de uma psic?loga, diz que Felipe "deve ter uma culpa muito grande dentro dele, de saber que foi ele que come?ou a briga e que o amigo poderia estar vivo".

FOLHA - Como avalia a repercuss?o do caso?

EURYDICE SCHOEDL - O Thales agiu em leg?tima defesa. Vejo coisas distorcidas na imprensa, informa?es que n?o correspondem ao que est? nos autos. Nada vai trazer o filho [Diego] da dona S?nia de volta. Mas existe Justi?a. No TJ [no ?rg?o Especial do Tribunal de Justi?a de S?o Paulo, onde promotores s?o julgados] tamb?m existe Justi?a, n?o ? s? no j?ri popular (leia ao lado). N?o concordo com a postura do procurador-geral [Rodrigo Pinho].

FOLHA - Qual sua cr?tica ao procurador?

EURYDICE - O procurador-geral disse claramente que n?o quer meu filho l? [no Minist?rio P?blico]. Ele n?o poderia ter ido a esse ?rg?o [o Conselho Nacional do Minist?rio P?blico, que suspendeu temporariamente decis?o de procuradores de S?o Paulo para efetivar Thales no cargo], deveria ter acatado a decis?o estadual. A sociedade, a m?dia, o doutor Pinho, todos pr?-condenaram o Thales, desde o come?o.

FOLHA - Como seu filho tem lidado com isso?

EURYDICE - Ele tem tido uma for?a muito grande. Fez p?s-gradua??o [de direito penal no Mackenzie, iniciada ap?s o crime]. Ontem, ficou estudando o caso dele, vendo se o conselho poderia ter tomado essa decis?o. Ele sabe que ? inocente, que guardou a arma duas vezes, que se defendeu. Ele fica triste. Na televis?o, o pai do Diego, na emo??o, falou muitas coisas usando as palavras erradas.

FOLHA - Como assim?

EURYDICE - Pe?o a Deus que ilumine o Diego onde ele estiver, para que tire essa revolta do cora??o do pai dele, que isso n?o faz bem a ningu?m. Quem come?ou tudo n?o foi o Thales, foi o Felipe, que est? com uma bala alojada no f?gado, deve ser muito dif?cil. Mas as acusa?es... Tem palavras erradas. Existe alguma coisa muito forte dentro do Wilson [pai de Felipe] para ele querer incriminar tanto o Thales. Ele [Felipe] deve ter uma culpa muito grande dentro dele, de saber que foi ele que come?ou a briga e que o amigo poderia estar vivo.

FOLHA - Thales errou ao ir armado ao luau em Bertioga?

EURYDICE - De jeito nenhum. Meu filho tem porte de arma. Ele foi amea?ado depois de um j?ri em Diadema e, por isso, fez o curso, andava com arma. O porte de arma n?o restringe o lugar, se ? na praia... Ele avisou aos homens que era promotor, deu tiro de advert?ncia. Ele correu, fez de tudo.

FOLHA - Era preciso tantos tiros [12, dos quais 7 acertaram as v?timas]?

EURYDICE - Na hora, a pessoa n?o sabe como reagir. O Thales estava com medo.

FOLHA - A senhora j? esteve frente a frente com a m?e de Diego?

EURYDICE - N?o.

FOLHA - Se estivesse, o que diria?

EURYDICE - Diria que a gente tem de perdoar. Pe?o perd?o e pe?o que ela perdoe meu filho. Que n?o haja m?goa, vingan?a.

FOLHA - Como o crime afetou sua vida?

EURYDICE - Mudou tudo. Chego ? escola [da rede municipal], vejo o jornal para me preparar para os coment?rios. Outro dia, um aluno disse que me viu em um programa de "descarrego" da Record. Fomos massacrados na m?dia.

FOLHA - Seu filho ter? condi?es de ser promotor apesar desse caso?

EURYDICE - Mas ? claro! Ele tem muita voca??o. Meu filho fez 33 j?ris em um ano e meio! ? muita coisa. Era enviado para j?ris perigosos, em Itapevi, Diadema. Era um promotor mu



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES