Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Micarina incrementa em 28% o turismo de Teresina em 2019

A capital piauiense registrou, devido o retorno da Micarina Meio Norte, um incremento de 28% no turismo local

Compartilhe

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), divulgou anteontem (17), em evento realizado na zona Leste de Teresina, dados dos Indicadores Turísticos do ano de 2019. De acordo com a Semdec, que utilizou como base para pesquisa uma rede hoteleira da cidade e números do aeroporto Petrônio Portella, cerca de 58,6% dos passageiros embarcados na capital são turistas. O que aponta que o índice do fluxo turístico entre 2018 e 2019, apresentou um crescimento de 67%.

Um dado relevante na pesquisa aponta que durante o mês de outubro, a capital piauiense registrou, devido o retorno da Micarina Meio Norte, um incremento de 28% no turismo local. Wrias Moura, diretor da Kalor Produções, destaca que além das belezas naturais, o Piauí se tornou um roteiro de grandes eventos e recebe a notícia com muita alegria, mas, ao mesmo tempo, encara como um desafio a continuar sempre avante na realização de eventos grandiosos que engrandecem o turismo local, geram emprego, renda e levam lazer para a sociedade.

“Ficamos muito felizes em saber que através de estudo realizado pela Semdec , constatou-se que a Micarina , foi a responsável pelo crescimento em 28% do movimento do mercado turístico de Teresina em 2019, número que já há bastante tempo não era alçando. Esse dado nos estimula e demonstra o quão importante é a realização de grandes eventos para atração de turistas de outros Estados”, ressaltou.

Segundo Moura, fica o desafio aos governos que precisam de uma política pública de turismo clara e fomentá-la. “Mas o desafio principal é dos piauienses, que precisam elevar ainda mais a sua autoestima e defender o que é seu, crescendo cada dia mais o sentimento de pertencimento do que temos de bom e a certeza de que todos nós podemos virar garotos-propaganda do que o Estado faz. Chega de sempre achar que aqui somos pior em tudo e deixar de denegrir quem faz algo desafiador e valoroso para o nosso Estado. Viva ao empreendedor que em países desenvolvidos são muito valorizados e aqui precisam ser tratados com menos ou nenhum estigma negativo”, acrescentou.

Diante do cenário positivo, Venâncio Cardoso, secretário da Semdec, disse que é preciso fomentar a ideia que a capital do Piauí possui um turismo crescente. “Teresina tem um turismo modelado nos negócios e eventos, a gestão do prefeito Firmino Filho tem a preocupação de gerar indicadores e também de nortear cada um deles. Identificamos que os segmentos importantes do turismo são basicamente na área da saúde, educação e compras”, explicou o secretário.

Para Venâncio, o investimento do poder público nessas áreas é uma mola propulsora para o avanço da economia local, já que gera uma ampla receita. Na divulgação sobre os estados que mais visitam a capital, estão respectivamente: São Paulo, à frente, com 28,5%, seguido por Brasília (14,9%), Ceará (14,1%), Maranhão (10,3%) e Rio de Janeiro (7,6%). Quanto aos países, Portugal e EUA são os que mais emitem turistas para Teresina, ambos com 33,3% do fluxo. Do total destes números apresentados, 52,4% dos turistas que chegam à capital são motivados por negócios e 27% para visitar amigos e parentes.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar