Micarina incrementa em 28% o turismo de Teresina em 2019

A capital piauiense registrou, devido o retorno da Micarina Meio Norte, um incremento de 28% no turismo local

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), divulgou anteontem (17), em evento realizado na zona Leste de Teresina, dados dos Indicadores Turísticos do ano de 2019. De acordo com a Semdec, que utilizou como base para pesquisa uma rede hoteleira da cidade e números do aeroporto Petrônio Portella, cerca de 58,6% dos passageiros embarcados na capital são turistas. O que aponta que o índice do fluxo turístico entre 2018 e 2019, apresentou um crescimento de 67%.

Um dado relevante na pesquisa aponta que durante o mês de outubro, a capital piauiense registrou, devido o retorno da Micarina Meio Norte, um incremento de 28% no turismo local. Wrias Moura, diretor da Kalor Produções, destaca que além das belezas naturais, o Piauí se tornou um roteiro de grandes eventos e recebe a notícia com muita alegria, mas, ao mesmo tempo, encara como um desafio a continuar sempre avante na realização de eventos grandiosos que engrandecem o turismo local, geram emprego, renda e levam lazer para a sociedade.

“Ficamos muito felizes em saber que através de estudo realizado pela Semdec , constatou-se que a Micarina , foi a responsável pelo crescimento em 28% do movimento do mercado turístico de Teresina em 2019, número que já há bastante tempo não era alçando. Esse dado nos estimula e demonstra o quão importante é a realização de grandes eventos para atração de turistas de outros Estados”, ressaltou.

Segundo Moura, fica o desafio aos governos que precisam de uma política pública de turismo clara e fomentá-la. “Mas o desafio principal é dos piauienses, que precisam elevar ainda mais a sua autoestima e defender o que é seu, crescendo cada dia mais o sentimento de pertencimento do que temos de bom e a certeza de que todos nós podemos virar garotos-propaganda do que o Estado faz. Chega de sempre achar que aqui somos pior em tudo e deixar de denegrir quem faz algo desafiador e valoroso para o nosso Estado. Viva ao empreendedor que em países desenvolvidos são muito valorizados e aqui precisam ser tratados com menos ou nenhum estigma negativo”, acrescentou.

Diante do cenário positivo, Venâncio Cardoso, secretário da Semdec, disse que é preciso fomentar a ideia que a capital do Piauí possui um turismo crescente. “Teresina tem um turismo modelado nos negócios e eventos, a gestão do prefeito Firmino Filho tem a preocupação de gerar indicadores e também de nortear cada um deles. Identificamos que os segmentos importantes do turismo são basicamente na área da saúde, educação e compras”, explicou o secretário.

Para Venâncio, o investimento do poder público nessas áreas é uma mola propulsora para o avanço da economia local, já que gera uma ampla receita. Na divulgação sobre os estados que mais visitam a capital, estão respectivamente: São Paulo, à frente, com 28,5%, seguido por Brasília (14,9%), Ceará (14,1%), Maranhão (10,3%) e Rio de Janeiro (7,6%). Quanto aos países, Portugal e EUA são os que mais emitem turistas para Teresina, ambos com 33,3% do fluxo. Do total destes números apresentados, 52,4% dos turistas que chegam à capital são motivados por negócios e 27% para visitar amigos e parentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES