Michel Legrand, compositor francês ganhador do Oscar, morre aos 86 anos

Pianista e maestro fez trilhas da Nouvelle Vague e gravou mais de 100 álbuns de gêneros como jazz e música clássica. Ele tocou com Ray Charles, Miles Davis e Bjork.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Michel Legrand, pianista, maestro e compositor francês, morreu aos 86 anos, anunciou seu empresário. Ele ganhou três prêmios no Oscar e cinco no Grammy.

Legrand venceu pela primeira vez o Oscar de canção original em 1969 com "The Windmills of Your Mind" do filme "Crown, o Magnífico", com a qual ganhou ainda um Globo de Ouro.

Michel Legrand no tapete vermelho do Festival de Cannes, em 2017 — Foto: Jean-Paul Pelissier/Reuters

Depois, venceu novamente com as trilhas sonoras de "Summer of 42" em 1972 e "Yentl" em 1984.

Legrand, que tinha shows marcados para Paris em abril, morreu durante a noite. A causa da morte não foi revelada.

Discografia de sucesso

Michel Jean Legrand nasceu no dia 24 de fevereiro de 1932, em Becon-les-Bruyeres, nos arredores de Paris, na França. O pai Raymond Legrand era um compositor e ator francês. A mãe Marcelle tinha família vinda da Armênia.

Entre 1942 e 1949, estudou piano no Conservatório de Paris. Em 1954, ganhou mais destaque como músico quando seu álbum "I Love Paris" vendeu mais de 8 milhões de cópias.

Lançou na sequência "Holiday in Rome" (1955) e "Michel Legrand Plays Cole Porter" (1957). Em Moscow, durante um festival, conheceu sua esposa, a modelo Christine Bouchard, com quem teve três filhos.

Trilhas na Nouvelle Vague

Começou a trabalhar como arranjador nos anos 60, após convite de cineastas da Nouvelle vague francesa. Fez a trilha de sete filmes para Jean-Luc Godard e dez para Jacques Demy.

Durante sua carreira, também trabalhou com Dizzy Gillespie, Miles Davis, Orson Welles, Jean Cocteau, Frank Sinatra e Edith Piaf.

Em toda carreira, foi responsável pela composição de mais de 200 trilhas de filmes e de obras para televisão. Também gravou mais de 100 álbuns de gêneros como jazz e música clássica.

Nos anos 80 e 90, fez shows com seu trio de jazz e com uma big band. Nesta fase, tocou com nomes como Ray Charles, Diana Ross e Bjork. Nos anos 2000 e 2010, passou a se dedicar mais ao trabalho em estúdio, mas ainda fazendo alguns shows.

Ele deixa a mulher Macha Méril e três filhos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES